sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"PETRÓLEO E GÁS - Plataforma explode no Golfo"

Todos os 13 trabalhadores foram retirados em segurança da plataforma em chamas e ninguém ficou ferido
GERALD HERBERT/AP

A Guarda Costeira afirmou que uma mancha de petróleo foi formada, mas depois voltou e negou a informação

Houston, Texas. Uma plataforma de petróleo e gás da empresa Mariner Energy explodiu e entrou em chamas no Golfo do México, ontem. Todos os 13 trabalhadores foram retirados do local e levados a outra plataforma. Ninguém ficou ferido.

Inicialmente, o oficial da Guarda Costeira americana, Bill Coklough, informou que uma mancha de cerca de 1 quilômetro de comprimento e 30 metros de largura teria se formado na região. No entanto, horas mais tarde, ele voltou atrás. Segundo o oficial Cheri Ben-Iesau, as equipes não conseguiram localizar a mancha. Em um comunicado, a empresa responsável também negou que um vazamento tivesse ocorrido.

A plataforma não estava operando no momento do acidente, o que reduz o risco de vazamentos. "Eles estavam em operações de manutenção", afirma Melissa Schwartz, porta-voz do Escritório de Regulação e Gerenciamento de Energia, acrescentando que a plataforma tinha autorização para explorar petróleo e gás na região.

Sete helicópteros, dois aviões e quatro barcos foram enviados ao local, que fica cerca de 130 Km ao sul da Baía de Vermilion, na costa de Louisiana. Ainda não se sabe o que causou a explosão.

A plataforma era responsável pela produção de 58.800 galões (222.575 litros) de petróleo e 900 mil metros cúbicos de gás por dia. O local tem capacidade para armazenar 15.900 litros de petróleo.

O Golfo do México foi cenário recentemente do maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos quando uma explosão atingiu, em 20 de abril, uma plataforma operada pela britânica British Petrolium (BP). Onze funcionários morreram e cerca de 780 milhões de litros de petróleo vazaram.

Um novo vazamento complicaria ainda mais a economia e o ecossistema da região, que ainda deve levar meses ou anos para se refazer do desastre da BP, que restringiu a pesca no Golfo do México.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou ontem que o governo está preparado para responder a problemas ambientais que possam decorrer do incêndio.

O governador da Louisiana, Bobby Jindal, disse "estar trabalhando junto com a Guarda Costeira para garantir que a plataforma esteja de fato fechada, sem nada vazando para a água".

A plataforma da Mariner Energy já foi palco de pelo menos quatro acidentes desde 2000. A companhia se descreve como uma das "mais importantes exploradoras e produtoras independentes de petróleo e gás´´ do Golfo do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário