segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"Moradores de cidade cearense são vacinados contra raiva humana - CHAVAL-CE."

Medida foi adotada após homem contrair doença ao ser mordido por cadela; quadro dele é grave.
Agência Brasil.

BRASÍLIA - Os moradores do município de Chaval (CE), a quase 400 quilômetros de Fortaleza, estão sendo vacinados contra a raiva humana.

A medida foi adotada depois que a Secretaria da Saúde do Ceará confirmou que um morador da cidade, de 26 anos, contraiu a doença ao ser mordido por uma cadela. Ele está em tratamento médico, mas o quadro clínico é grave.

A secretaria estima vacinar cerca de 200 pessoas, entre parentes, vizinhos, amigos e quem foi mordido, lambido ou arranhado por cães, gatos, saguis (micos) ou morcegos, os principais transmissores da raiva.

O homem contaminado foi mordido pelo animal em maio, mas só procurou atendimento médico no início deste mês. A cadela morreu nove dias depois de agredir o dono e apresentava um quadro de saliva em excesso e agitação - sintomas da doença. Há suspeita de que o bicho de estimação tenha sido infectado por um sagui ou um morcego.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o morador foi internado com febre, agitação, excesso de saliva, dificuldade para engolir, alucinações e aerofobia (medo de ficar ao ar livre). Ele está sendo submetido a tratamento com sedação profunda e antivirais no Hospital São José, unidade de referência no Ceará.

O caso de raiva humana é o segundo registrado no Brasil este ano. O primeiro foi o de um homem mordido por um morcego, no Rio Grande do Norte, que morreu.

Em caso de agressão por cães e gatos, os animais devem ser isolados por dez dias para observação de sintomas da doença. Se o animal morrer, técnicos de zoonoses e veterinários devem ser informados. Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde para receber tratamento (vacina e soro).

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de cães e gatos contra raiva como a forma mais eficaz de evitar a transmissão da doença a seres humanos.

LÁ VAI O BESTA: A Cidade de Chaval mais uma vez é destaque nos noticiários a nivel nacional. Será azar? num Brasil tão populoso uma cidadezinha de pouco mais de 12.000,00 mil habitantes, aparecer nos noticiários como sendo responsavel pelo segundo caso de raiva humana no País este ano e o primeiro a ser transmitido por animal doméstico. Sei não, nada nesta vida é fruto do acaso, o mais provavel é que exista uma falha dentro do sistema gerencial da saúde. A Educação de Chaval o ano passado, segundo denuncias na Câmara feita pelo Vereador Fernando, foi responsavel pelo atraso do Crede 04 nas estatísticas, Será que isto também é obra do acaso ou incompetencia?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário