segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"FORAGIDOS DA JUSTIÇA - Bandidos caçados na RMF"

Armas apreendidas: há três semanas, o Cotam localizou um dos esconderijos da quadrilha. O Comandante do BpChoque, tenente-coronel Batista, mostrou o material encontrado.
FOTO: ALEX COSTA

Pelo portão: a fuga de dois sequestradores no IPPS, no mês passado, ainda não foi esclarecida pelas autoridades.

Sete criminosos de altíssima periculosidade estão dando ´dor de cabeça´ às autoridades. Prendê-los virou desafio.

A população de três Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza passa, neste momento, por uma turbulência. Bandidos considerados de altíssima periculosidade, envolvidos em chacinas, tráfico de drogas, assaltos e até morte de policiais, estão à solta, deixando apavorados os moradores do Eusébio, Maracanaú e Itaitinga.

A Polícia Militar tem realizado nas duas últimas semanas constantes operações de cerco e varredura com o objetivo de prender no Eusébio uma quadrilha formada pelos bandidos Carlos Antônio da Silva Moraes, o ´Dante´; Vitor Antônio da Silva de Oliveira, o ´Salsicha´; e Francisco Wellington da Silva Justino, o ´Etim´.

Crimes:
Segundo dados da Delegacia Metropolitana do Eusébio (DME), a quadrilha, que tinha ainda outro componente identificado como Francisco Rafael da Silva, o ´Rafa´, é a responsável por diversos assaltos e mortes naquele Município e em outras cidades próximas, como Aquiraz, Itaitinga e Pindoretama. Todos estão com prisão preventiva decretada pela Justiça.

Rafael foi preso depois de ser baleado durante uma tentativa de assalto contra a casa de um delegado de Polícia Civil, no Eusébio. Desde então, as autoridades tentam, sem sucesso, chegar aos demais integrantes da quadrilha.

Uma das últimas ações do bando terminou no assassinato de um policial militar. Tratava-se do cabo PM Salomão Vítor Barroso, 42, que era destacado na Guarda do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, na Avenida Aguanambi.

Na noite do último dia 6, os criminosos invadiram um sítio em pleno Centro do Eusébio em busca de armas e dinheiro. Acabaram encontrando o policial, que estava de folga e fazia ´bico´ como segurança da família do dono do sítio.

A Polícia já sabe que os criminosos arrastaram o cabo até os fundos da propriedade e o mataram com, pelo menos, oito tiros de pistola, fugindo em seguida com a arma de Vítor.

Assaltos:
A mesma quadrilha atacou um condomínio de luxo na noite de 29 de maio último, levando todos os objetos de valor das residências. Depois, também invadiu uma escola e roubou vários computadores que estavam instalados em um ônibus.

Se no Eusébio o ´terror´ da população são os bandidos ´Etim´, ´Dante´ e ´Salsicha´, em Itaitinga a Polícia tenta encontrar um traficante que é apontado como mandante de, pelo menos, duas chacinas nas quais quatro crianças foram executadas. Chama-se Claudísio Cardoso Ferreira, o ´Pita´. Conforme as autoridades, o traficante teria ordenado duas chacinas nos últimos dois anos.

A primeira, ocorreu na noite do dia 11 de fevereiro de 2008, em Itaitinga, quando foram cruelmente assassinados Walter Lima Alves, 20; o filho dele, Wagner Soares Lima, de apenas três anos; e o sobrinho, Emerson Soares Lima, de seis anos. O triplo homicídio seria uma vingança de ´Pita´ contra Wagner por conta da disputa pelo domínio do tráfico de drogas em Itaitinga. No momento em que atirava nas crianças, um dos assassinos disse, "isso é que é juro".

A segunda chacina aconteceu durante uma festa de aniversário em uma residência na Rua Grito de Alerta, no bairro da Colônia, na noite de 14 de maio do ano passado, quando foram assassinados Carlos Erick Braga dos Santos, 24; e os irmãos José Vanderlan Pereira Lima, 8 anos; e José Vanderjan Pereira Lima, 11. Além disso, mais três pessoas ficaram feridas.

Outro que está sendo caçado é o traficante de drogas e homicida Noé Vieira Lima, que, segundo levantamentos da Polícia, teria migrado da região do Eusébio para o distrito da Pajuçara, em Maracanaú. Noé é tido como responsável por várias execuções sumárias entre o Eusébio e o Aquiraz, e ameaçou autoridades da Segurança Pública.

INVESTIGAÇÃO:
Quadrilha busca novo armamento
No Eusébio, policial militar pode ter sido morto por bandidos que estavam em busca de repor o seu arsenal

Prender os sete bandidos tornou-se um desafio para a Secretaria da Segurança Pública. Somente na semana passada, a PM realizou vários cercos entre os Municípios de Aquiraz, Eusébio e Itaitinga para desarticular o bando formado pelos fugitivos Francisco Wellington da Silva Justino, o ´Etim´; Carlos Antônio da Silva de Moraes, o ´Etim´, e ´Vítor Antônio da Silva de Oliveira, o ´Salsicha´. Em uma das investidas, um equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) chegou bem perto de capturar os delinquentes. Mesmo assim, eles conseguiram fugir, deixando para trás suas armas, munição, máscaras, roupas camufladas, telefones celulares e até mantimentos.

Para o comandante do BPChoque, tenente-coronel PM João Batista Bezerra dos Santos, a apreensão do armamento levou os bandidos a se refugiarem na mata à espera de oportunidade para roubar outras armas. Isto poderia explicar a morte do cabo PM Salomão Vitor Barroso, no último dia 6.

Depois de executar o militar e roubar sua pistola, os bandidos desapareceram sem levar nada da residência onde uma família foi mantida como refém. "Eles só queriam armas e mataram o cabo de forma muito cruel", disse o major PM Ricardo Moura, que esteve no local do crime e comandou as primeiras diligências naquele dia. "Vamos trabalhar para dar uma resposta", afirmou o oficial. Hoje, completa uma semana da morte do policial e os assassinos não foram ainda localizados.

Caçados:
Também é prioridade da Polícia cearense recapturar dois detentos que conseguiram escapar do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) na madrugada do dia 21 de agosto último.

Um deles é o assaltante de bancos e carros-fortes Francisco Fabiano da Silva Aquino, o ´Fabinho da Pavuna´, que, no ano passado, foi trazido de volta para o Ceará depois de passar uma temporada no Presídio Federal de Segurança Máxima do Mato Grosso do Sul.

´Fabinho da Pavuna´ fugiu em companhia de outro delinquente não menos perigoso que ele. Trata-se do sequestrador Francisco Márcio Teixeira Perdigão. A misteriosa fuga dos dois bandidos virou polêmica no âmbito do Sistema Penal e a Polícia Civil abriu inquérito para esclarecer o fato. As evidências mostram que os criminosos escaparam com a cumplicidade de alguém responsável pela vigilância interna ou externa do IPPS.

Inteligência:
Para auxiliar nas buscas aos criminosos, o Serviço de Inteligência do Estado-Maior da Polícia Militar tem feito levantamentos sigilosos, orientando as ações do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e das demais equipes ostensivas que estão na caça aos foragidos. As diligências começaram na Capital e RMF e estendem ao Interior.

FACILITAÇÃO?
Criminosos escapam de forma misteriosa
Fugas misteriosas, com indícios que apontam o envolvimento de agentes públicos na facilitação, são constantes nas fichas criminais de bandidos como ´Fabinho da Pavuna´, ´Pita´ e Márcio Perdigão.

No ano passado, o traficante ´Pita´ foi capturado duas vezes, mas acabou saindo pela porta da frente de um dos presídios.

Ao ser capturado, em Messejana, por agentes do Serviço de Inteligência do Comando-Geral da PM, o criminoso teve a audácia de oferecer dinheiro para os policiais, mas sua tentativa de suborno fracassou. Depois, ele foi detido por agentes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) com uma grande soma de dinheiro, drogas, além de motos e carros importados.

Para a Polícia, ´Pita´ surge como um dos principais suspeitos do assassinato de um policial civil, o inspetor José Célio Leite Lima, 43. Ele foi assassinado na madrugada do dia 6 de março último quando voltava de uma festa em companhia de amigos. O crime ocorreu na Avenida Doutor Theberge, no bairro Álvaro Weyne (Zona Oeste).

Represália:
A morte do inspetor Célio seria uma represália de traficantes por conta da prisão de várias quadrilhas por parte da equipe daquela Especializada quando seu titular era o delegado César Wagner Maia Martins. ´

Pita´ já havia ameaçado matar os inspetores da Denarc quando foi capturado.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário