sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"Conquistas - O Início de uma nova trajetória trilhada com Fé e Perseverança."

Inicialmente gostaria de pedir desculpas aos leitores deste singelo blog, pois há dias que não posto nada. No entanto, agradeço aos que me indagaram o porquê de não mais ter publicado qualquer matéria. Isso demonstra que este blog é diariamente visitado, revelando assim o prestígio e a confiança depositada pelo amigos e colegas visitantes.

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." (Anatole France).

É com essa frase do ilustre escritor francês Jacques Anatole François Thibault que começo a postagem de hoje.

Conquistas. As palavras-chave para o inicio de uma nova trajetória! A palavra conquista deveria ser a ultima a estar exposta na sequência dos atos da vida, pois releva o final do trajeto percorrido. Todavia, propositalmente ela está no começo. A primeira conquista significativa do ser humano é nascer com vida, a dádiva mais importante de Deus.

Particularmente, prestando uma homenagem não a mim, mas à minha familia, amigos, mestres e demais que contribuiram para a minha formação, vou falar aqui da trajetória que implicou nessa conquista tão comemorada, e que com a ajuda de Deus, será apenas, mais uma das vitórias que vem pela frente.

Foi há quase 6 (seis) anos atrás que consegui a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, onde fui concorrer à uma das vagas para o curso de direito oferecido pela Faculdade Piauiense em Parnaíba/PI. Graças a Deus, consegui o 1º lugar na seleção e obtive o benefício de uma bolsa integral de estudos pelo Programa PROUNI do Governo Federal.

Paralelamente havia sido aprovado para o curso de Engenharia Agrônoma na Universidade Estadual do Piauí. Surgiu então a dúvida: qual curso escolher? Eu não tinha a mínima noção acerca de ambas as profissões.

Agronomia: A minha primeira e única "experiência" com a agronomia foi com o ilustre professor da Escola Estadual de Ensino Médio Mons. Carneiro, Seu Messias, na Horta Comunitária da mesma escola. Lá, vários alunos assim como eu, matinhamos contato com a terra, cultivando-a com hortaliças que serviam de complemento para a merenda dos alunos. Foi uma ótima experiencia, rendeu muito mais que cebolas, tomates etc. Rendeu grandes amizades que até hoje cultivo no coração.

Direito: Não me recordo de outro momento de contato com o direito que não a inesquecível disciplina de historia ministrada pelo grande amigo e professor Francisco Mota Alexandre, mais conhecido como Chiquinho, quando estudei no ensino médio da Escola Mons. Carneiro. Em uma de suas aulas, o professor, que sempre foi um grande inovador, resolver simular um júri onde seria discutida a Doutrina Protestante. O meu amigo Franceli, até hoje evangélico, foi escolhido como advogado da doutrina. E Karina foi escolhida como promotora, a qual teve a incumbência de apontar as falhas da doutrina Protestante. Eu fui escolhido Juiz. Pasmem, mas o resultado do júri foi o empate! Foi emocionante!

Mas voltando aqui para o que interessa: resolvi escolher o curso de direito e comecei a estudar. No ínício tive muita dificuldade, pois a linguagem dos livros juridicos, tradicionalmente é muito rebuscada. Além dessas dificuldades, a que mais me tormentou foi a finaceira. Na maioria das vezes, nos finais de semana, eu ia pra saída da cidade esperar uma carona pra Chaval, pois sabia que deveria economizar aquele dinheiro. Mas graças a Deus eu consegui superar os obstaculos. Passei 4 (quatro) anos da minha vida naquele espaço que jamais vou esquecer, pois foi lá onde encontrei não apenas amigos, mas irmãos: Junior Portela, Francisco Regiane, Esaú, Marcos Lima, Magda, Bruna, Genésio e tantos outros.

Faltando um ano para a conclusão do meu curso de direito, conquistei a mulher da minha vida: Aline. Aquele momento era de muita tensão, pois a mesma estava prestes a terminar uma missão árdua para retornar à capital do estado e retomar os estudos. Naquele momento eu não tive dúvidas que não deveria deixá-la ir, pois levaria um pedaço muito grande de mim. Assim como nas palavras de Khali Gibran: "Quando o amor vier ter convosco, Segura-o embora os seus caminhos sejam árduos e sinuosos. E quando as suas asas vos envolverem, abraçai-o (...)" Hoje estamos de casamento marcado para dezembro deste ano de 2010.

Mudei-me para Fortaleza/CE em busca de trabalho e concluir os estudos.Consegui emprego e graças a Deus me mantive na capital até hoje. Consegui me formar em direito, sendo a colação de grau no dia 13 de agosto de 2010, onde contei com a presença da minha familia e dos meus amigos. Fiz o Exame da Ordem dos Advogados e fui aprovado na 1º Fase, todavia, reprovado na 2º Fase por apenas 0,5. Naquele momento eu pensei somente que os 5 (cinco) anos de estudos, dificultades e labuta não seriam postergados por tão pouco.

Pedi a reavaliação da prova e argumentei vários pontos incoerentes. Mais uma vez, Graças a Deus consegui êxito e fui aprovado. Hoje estou providenciando minha inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil para iniciar mais uma trajetória que, com fé em Deus, será de sucesso. Foi o fim de uma etapa e o inicio de um futuro que, embora incerto, será trilhado com força, e como diz o meu amigo Jaime Veras em seu Msn Messenger: Fé e Perseverança - PARABÉNS UMBELINO!

Obrigado a todos pelo apoio, a torcida, a confiança e as orações.

JORGE UMBELINO

Postado NO Blog do Jorge Umbelino.

LÁ VAI O BESTA: Desejar-lhes Parabéns é muito pouco amigo, você quebrou todas as barreiras e estatístiscas em busca de seu ideal, neste momento diria que você é um desafio a lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário