quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"ELEIÇÕES LIMPAS - OAB busca apoio para a campanha no Ceará"

Valdetário Monteiro diz que a Ordem defende uma reforma política logo.
VIVIANE PINHEIRO

Advogados vão ficar de plantão na sede da Ordem, no TRE e em alguns outros municípios cearenses, no domingo.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está desenvolvendo uma campanha, nacional, com o propósito de conscientizar o eleitorado brasileiro sobre a importância do voto. Esse trabalho vem sendo realizado em parceria com a Igreja Católica (CNBB) e para promover uma maior divulgação, o presidente da OAB-Ceará, Valdetário Monteiro, visitou, ontem, o Sistema Verdes Mares, pedir apoio para o movimento no nosso Estado.

Durante a conversa com diretores do Sistema Verdes Mares, no gabinete do diretor de programação, Edilmar Norões, o presidente da Ordem defendeu a necessidade de uma reforma política e criticou os altos custos das campanhas eleitorais. Os valores estimados crescem a cada pleito e isso foi o que fez com que alguns políticos cearenses desistissem de pleitear a reeleição, destacou.

Ele acha que uma reforma política virá por conta de uma necessidade sentida pelos próprios políticos. Além dos gastos envolvidos em uma campanha eleitoral, Valdetário Monteiro avalia como muito importante a conscientização do eleitor e é nesse sentido que a Ordem dos Advogados do Brasil está procurando estimular o debate nas igrejas, universidades e pequenas comunidades.

Na sua avaliação é importante conscientizar o eleitor porque do voto dele depende ações para saúde, educação e mobilidade urbana, por exemplo. Então, é preciso conscientizar o eleitor até mesmo para que exerça o papel de fiscalizar e cobrar seus direitos do Poder Público e uma postura ética dos candidatos no processo eleitoral.

Consequência:
O tema da campanha é o mesmo utilizado em eleições passadas "Voto não tem preço, tem consequência". Com a realização de campanhas dessa natureza, ressalta, a OAB procura contribuir com o processo eleitoral. Como parte da campanha a entidade disponibilizou os telefones 0800-085-0800 e 9111-5533 para o recebimento de reclamações, denúncias de irregularidades e para tirar dúvidas dos eleitores.

Ao Diário do Nordeste, Valdetário Monteiro informou que a população cearense tem apresentado muitas reclamações e as denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes para a adoção das providências cabíveis, como é o caso do Ministério Público Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral. A Comissão de Direito Eleitoral da OAB-Ceará, presidida pelo advogado Ismael Aragão, ficará de plantão no próximo sábado, véspera do dia da votação e no próprio domingo durante todo o horário de votação na Capital, e alguns conselheiros serão deslocados para o Tribunal Regional Eleitoral e para algumas regiões do Estado, que reclamem mais atenção, a fim de prestar sua colaboração com o processo eleitoral cearense.

Da reunião com o presidente da OAB no Ceará, na manhã de ontem, participaram o diretor administrativo do Sistema Verdes Mares , Igor Queiróz; Edilmar Norões e o diretor de programação, além dos jornalistas Marcos Gomide, diretor de telejornalismo da TV Verdes Mares e Roberto Moreira, diretor de telejornalismo da TV Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário