terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Beira Mar - Vias são interditadas para o desfile cívico de 7 de Setembro"

Até o meio-dia, algumas vias não poderão ser acessadas por conta do desfile de 7 de Setembro na avenida Beira Mar. Motoristas terão de pegar desvios. A expectativa é de que o público do desfile deste ano deve ser 15% maior que o de 2009. O governador Cid Gomes deverá participar da abertura.
Bruno de Castro.

Hoje é dia de lembrar um feito de 188 anos atrás. Àquela época, um grito foi dado às margens do riacho Ipiranga por um jovem príncipe regente. Quase dois séculos depois, as principais avenidas de todo o Brasil tornam-se palco de desfiles em homenagem a este feito que marcou a quebra de amarras com Portugal. Em Fortaleza, cerca de oito mil pessoas devem participar de apresentações-cortejo na avenida Beira Mar.

Destas, mais de 4.700 são militares, que serão revistados pelo governador Cid Gomes e o comandante da 10ª Região Militar, general-de-divisão Hélio Chagas de Macedo Júnior.

Essa é a primeira de cinco atividades previstas para o 7 de setembro de 2010. Às 8h45min, a tropa será apresentada ao chefe máximo do Estado. Trinta minutos depois, governador e comandante serão recebidos no palanque montado em frente ao clube Náutico Atlético Cearense, na Beira Mar. Às 9h30min, o desfile é oficialmente aberto com o Fogo Simbólico da Pátria sendo aceso. Em seguida, iniciam-se as caminhadas.

Mas, para que tudo aconteça, mudanças no trânsito precisam ser feitas. Assim, ficará proibido o estacionamento no trecho da Beira Mar compreendido entre a avenida Rui Barbosa e o Mercado dos Peixes, no Mucuripe. A medida foi implementada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) ainda às 23 horas de ontem e se estende até o meio-dia de hoje.

As avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão serão interditadas entre as avenidas Alberto Nepomuceno e Barão de Studart a partir das 7 horas de hoje.

Para a dispersão do desfile, a avenida da Abolição será fechada entre a Via Expressa e a Manoel Jacaré. Com isso, os motoristas terão de se valer de desvios. Para quem vem pela Abolição, a AMC recomenda um corte na Barão de Studart. Já para quem está no trecho oeste-leste, não terá acesso à Beira Mar ou à Praia de Iracema. Segundo a Autarquia, 130 agentes de trânsito trabalharão durante o desfile para orientar os motoristas.

Segurança
Além do trânsito, haverá esquema especial para a segurança. Exército e Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) atuarão em conjunto. Os esquemas de segurança estão sendo montados há, pelo menos, dois meses. O efetivo disponibilizado para a força-tarefa, porém, não foi divulgado. “Mas teremos uma comunicação estreita”, adianta o avalia o chefe da 5ª Seção da 10ª Região Militar, coronel Felipe Ribeiro.

Ontem, algumas escolas em Fortaleza já anteciparam seus desfiles em homenagem ao dia 7 de Setembro em ruas de bairros da Cidade, como o colégio Master.

NÚMEROS

8.000 PESSOAS VÃO DESFILAR NA BEIRA MAR DURANTE A MANHÃ DE HOJE, DE ACORDO COM A 10ª REGIÃO MILITAR. 200 VIATURAS E VEÍCULOS DE
SEGURANÇA COMPORÃO O DESFILE MOTORIZADO.

15% A MAIS DE PÚBLICO DEVE ACOMPANHAR AS ATIVIDADES. ESSA É A EXPECTATIVA DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.

PROGRAMAÇÃO

8h45min – Revista da tropa pelo governador Cid Gomes, acompanhado do general-de-divisão Hélio Chagas de Macedo Júnior, comandante da 10ª Região Militar.

9h15min – Recepção, no palanque principal (em frente ao Náutico Atlético Cearense), ao governador e ao comandante.

9h30min – Abertura oficial do desfile. Fogo Simbólico
da Pátria (homenagem da Liga de Defesa Nacional) é aceso e apresentações
se iniciam.

FIQUE DE OLHO NOS DESVIOS

1. Avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso e Historiador Raimundo

Girão serão interditadas no trecho entra as avenidas Alberto Nepomuceno e
Barão de Studart.

2. Desfile será em toda a extensão da avenida Beira Mar. Sentindo
oeste-leste.

3. Para a dispersão, a avenida Abolição será interditada entre a Via Expressa e a rua Manoel Jacaré, no Mucuripe.

4. Desvios recomendados pela AMC: Sentido leste-oeste – quem vem pela avenida Abolição terá de entrar na avenida Barão de Studart.

5. Sentido oeste-leste – não terá acesso à Praia de Iracema e à avenida
a Beira Mar.

FONTE: AMCe 10ª Região MIlitar

SOBRE O DESFILE

Ao longo da avenida Beira Mar, serão fixados cinco postos de saúde. >As festividades em 7 de setembro simbolizam o processo de emancipação brasileira de Portugal.

O desfile é para lembrar o “Grito do Ipiranga”, ato de Dom Pedro. De espada na mão, ele bradou: “independência ou morte”. >O príncipe regente fez isso em 1822, às margens do riacho Ipiranga - onde nasceu a cidade de São Paulo.

7 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

1159: Alexandre III é escolhido papa.

1922: é realizada a primeira transmissão de rádio do Brasil.

1961: João Goulart é eleito presidente do Brasil e dá início ao primeiro regime parlamentarista do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário