sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"Após nova denúncia de lobby, Erenice deixa a Casa Civil"

O afastamento foi acertado com o ministro Franklin Martins pela manhã, e ao meio-dia Erenice entregou sua carta de demissão a Lula. Gota d%u2019água foi uma nova denúncia de lobby supostamente praticado por um dos filhos da ex-ministra

Depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Erenice Guerra (Casa Civil) entregou o cargo. A situação dela se tornou insustentável no governo com a publicação de nova denúncia de lobby feito por seu filho dentro da Casa Civil.

Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, o pedido de demissão foi “iniciativa própria” da ministra. O porta-voz leu na íntegra a carta entregue por Erenice a Lula. Na carta, ela diz que não foi apresentada nenhuma prova sobre sua participação em qualquer dos temas questionados pela imprensa.

''Mesmo assim estampam diariamente manchetes cujo único objetivo é criar e alimentar artificialmente o clima de escândalo. As paixões eleitorais não podem justificar esse vale-tudo.”

Erenice recebeu em sua casa o ministro Franklin Martins (Secom) às 9h dessa quinta-feira. Nesse encontro, foi acertada a sua saída do governo. Erenice foi chamada ao Palácio do Planalto às 11h e se reuniu com o presidente ao meio-dia.

Lobby:
A demissão de Erenice ocorre depois da publicação de reportagem na edição de ontem da Folha de S.Paulo que mostra que uma empresa de Campinas confirma que um lobby opera dentro da Casa Civil e acusa o filho de Erenice, Saulo, de cobrar para obter liberação de empréstimo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Interessada em instalar uma central de energia solar no Nordeste, a EDRB do Brasil Ltda. diz que o projeto estava parado desde 2002 até que, no ano passado, seus donos foram orientados por um servidor da Casa Civil a procurar a Capital Consultoria, empresa de Saulo. Tal denúncia se soma a outras que envolvem um dos filhos de Erenice, Israel Guerra, em suspeitas de lobby no governo federal em troca de propinas.

Erenice sucedeu a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de quem era o braço direito na pasta.

Lula disse ontem que quem trabalha no governo não pode errar, em referência a Erenice. “Quando a gente está na máquina pública, não tem o direito de errar. E, se errar, a gente tem de pagar”. A declaração foi dada ao Portal iG. (das agências)

CONTEÚDO EXTRA:
Leia a íntegra da carta de demissão de Erenice Guerra no blog.opovo.com.br/politica.

E MAIS MAIS DEMISSÕES NA FAMÍLIA:
O governo do Distrito Federal exonerou ontem o filho da ex-ministra Erenice Guerra, Israel Guerra, do cargo comissionado que tinha na Terracap (Companhia Imobiliária do Distrito Federal). O governador Rodrigo Rosso
(PMDB) também determinou a suspensão de pagamento que ele tinha a receber.

O governo mandou a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) exonerar o irmão de Erenice, José Euricélio Alves de Carvalho. Nos dois casos, serão abertas investigações para apurar possíveis irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário