domingo, 24 de outubro de 2010

"TUMULTOS DE CAMPANHA - Após animar militantes, PT teme prejuízo"

Dilma Rousseff e os coordenadores de sua campanha optaram por orientar a militância a evitar provocações.
REUTERS

Petistas têm medo de que episódios como a agressão sofrida por Serra acabem tirando votos de Dilma.

São Paulo. Os coordenadores da campanha de Dilma Rousseff informaram que a tarefa de incendiar a militância no segundo turno em busca de votos dos indecisos e da ocupação das ruas e praças cumpriu seu papel. Agora, tentam controlar o fogo por acreditar que novos episódios de tumulto, como o do Rio, na quarta-feira, em que objetos foram atirados no adversário tucano José Serra, podem tirar votos da candidata.

A ideia é determinar aos comandos das campanhas nos Estados que controlem as tropas de choque. "Nossa orientação é para que todo mundo não abandone as ruas, mas aja na maior calma. Não aceite provocações e também não as faça", disse o secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas, um dos coordenadores da campanha de Dilma. Já o presidente do PT e coordenador geral da campanha, José Eduardo Dutra, informou ter conversado com os presidentes dos diretórios regionais. Ouviu deles que o clima entre os militantes "é muito bom". Dutra disse que recomendou a todos para que orientem os militantes "a evitar provocações".

A decisão de pedir calma à militância foi tomada pelos coordenadores da campanha da ex-ministra por causa dos resultados das três últimas rodadas de pesquisas de três institutos - todos com considerável vantagem para a petista Dilma Rousseff. Nem os dirigentes da campanha esperavam estancar a queda da candidata em tão pouco tempo. As pesquisas que a campanha faz diariamente davam um resultado um pouco mais apertado do que o que tem aparecido nas pesquisas dos institutos.

Na avaliação dos dirigentes, Dilma saiu-se bem do episódio do Rio, quando militantes do PSDB e do PT se enfrentaram e objetos foram jogados na cabeça de José Serra - o que o levou até a se submeter a uma tomografia computadorizada para ver se não havia algo mais sério.

Os dirigentes da campanha de Dilma acreditam ainda que conseguiram se livrar da maldição de Erenice Guerra - a ex-ministra da Casa Civil envolvida num escândalo de tráfico de influência no governo em favor do filho Israel -, que na opinião deles tirou votos da petista no primeiro turno. Eles consideram que deu certo a estratégia de esconder o episódio Erenice e levar o PSDB a explorar a questão do aborto.

Evitando encontros:
Preocupada em evitar novos confrontos entre petistas e tucanos, a direção do PT-RJ recomendou aos simpatizantes da campanha de Dilma Rousseff que evitem atividades de campanha na orla da zona sul do Rio de Janeiro na manhã deste domingo, quando o candidato do PSDB, José Serra, fará caminhada na Praia de Copacabana.

Os petistas farão uma carreata hoje, também no Rio (na zona oeste), com a presença da candidata Dilma Rousseff e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas duas campanhas, o sentimento é de cautela e desconfiança de que os adversários possam simular ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário