sábado, 30 de outubro de 2010

Há alguns dias, várias pessoas de Chaval entraram em contato comigo por telefone para perguntar a minha opinião a respeito de um incidente, que além de curioso, é um tanto quanto incompreensível e entristecedor, o qual aconteceu na Câmara de Vereadores de Chaval/CE.

Segundo informantes, os vereadores de oposição Srs. José Landri da Silve e Francisco das Chagas, "O Bola" votaram contra emenda apresentada por um vereador colega de oposição, o vereador Fernado Falcão, o "Vida Cigana".

A emenda alterava artigos do Projeto da Lei Orçamentária Anual apresentada pela Sra. Prefeita Janaline Pacheco à deliberação da Câmara para ter vigência durante o ano de 2011.

De acordo com o vereador, o artigo, o qual se pretendia alterar, permitia ao Executivo a abertura de créditos com o dinheiro público em um patamar de 100% do valor orçado, ressalte-se que sem qualquer manifestação da Câmara de Vereadores de Chaval/CE. Não obstante a imoralidade e inconstitucionalidade de um projeto dessa natureza, até o vereador de situação que apoia o grupo político da Prefeita, o colega advogado Marcos Aurélio, se opôs ao grotesco Projeto de Lei apresentando uma emenda no mesmo sentido da emenda do vereador Fernando Falcão.

Ocorre meus amigos, é que os vereadores de oposição Srs. Landri e Bola, pasmem! votaram a favor do Projeto de Lei enviado pela Prefeita Janaline sem qualquer alteração, ou seja, votaram contra as emendas apresentadas, permitindo assim a consumação da instauração de uma situação de insegurança em nosso Municipio a ser causada com a aprovação do imoral projeto de lei.

Muito acertada a atitude dos vereadores Fernando Falcão e Marcos Aurélio ao se oporem ao projeto, e do vereador Adriano Meireles em votar a favor das emendas apresentadas, pois demonstra compromisso com o bem público.

O verdadeiro papel do vereador é fiscalizar a coisa pública e legislar em favor do povo que os elegeu, e não apenas ratificar a intenção do Executivo. É inadmissível que o Poder Legislativo se torne uma mera extensão do Executivo de Chaval/CE, que há tempo muito vem tolhendo os direitos dos cidadãos com, por exemplo, atraso nos salários, que diga-se de passagem, é o pior do Brasil, pois abaixo do mínimo constitucional.

Aprovar um projeto de lei dessa natureza, é como disse o colega blogueiro Poeta Joaquim Rocha, é assinar não só um cheque em branco, mas um talão completo.

Caros amigos, o trabalho do vereador na Câmara não é brincadeira! Está se autorizando a Administração Pública a mexer com a vida de todos os cidadãos. O futuro do nosso município não depende somente das decisões que cada cidadão toma dentro de sua casa, mas também do trabalho da Administração Pública e do Poder Legislativo do Município.

Tal informação meu deixou tão triste que resolvei escrever esse manifesto em prol do povo de Chaval/CE, pois além de, no caso concreto, a aprovação desse projeto de lei trazer grave situação de insegurança aos nossos conterrâneos, traz consigo uma carga de ilegalidade muito grande.

Gostaria de deixar aqui um recado para os nossos amigos representantes do povo. Não só para os vereadores Landri e Bola, que tiveram a infeliz decisão de votar no projeto ora mencionado, mas também aos demais vereadores de oposição Sr. Adriano Meireles e Fernando Falcão que continuem fiscalizando os atos do Executivo.

Gostaria também de dizer aos amigos vereadores de situação que prezem sempre pela boa gestão do patrimonio público de nosso município, que analisem de forma coerente os projetos de lei enviados pelo executivo e continuem sempre trabalhando em prol do povo de Chaval. Rejeitem projetos como esse que só beneficiam a pequena cúpula dos aproveitadores da máquina estatal.

Finalizo fazendo apelo ao povo lhes dizendo o seguinte: Que na hora de escolher seus representantes, analisem a vida dos candidatos e veja que bens eles proporcionaram à coletividade. Esqueçam por um momento o pensamento individualista e lembrem-se que precisamos de um mundo melhor para nossos filhos.

JORGE UMBELINO DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário