segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"NACIONAL - Dilma e Serra trocam farpas em debate na TV nacional"

O clima foi tenso desde o início do programa, promovido pela Rede TV! e pelo jornal Folha de S.Paulo

São Paulo. O segundo debate entre os candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), realizado, na noite de ontem, pela RedeTV! e pelo jornal Folha de S.Paulo, foi marcado por troca de acusações do início ao fim. Como no primeiro debate deste segundo turno, a petista voltou a acusar Serra e tucanos de serem favoráveis à privatização de empresas públicas.

O candidato tucano acusou Dilma de mentir para os eleitores e disse que o PT é que "privatiza" a estatal, dividindo-a entre seus partidos aliados. A descriminalização do aborto, o casamento gay e o discurso religioso, que têm provocado polêmica entre eles neste segundo turno, não foram abordados por nenhum deles.

Os dois candidatos começaram o debate aparentemente nervosos. Eles não responderam à primeira pergunta feita pelo mediador, que pedia a cada um que apontasse defeitos e qualidades do adversário. Além das privatizações, Serra e Dilma discutiram sobre formação profissionalizante, segurança pública, saúde, educação, infraestrutura e corrupção.

Serra foi o primeiro a fazer pergunta. Cobrou de Dilma explicações para o baixo número de trabalhadores que tiveram acesso a cursos de capacitação com recurso do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT).

Segundo Serra, no governo Lula apenas 2 milhões de trabalhadores participaram dos cursos, contra 14 milhões no governo Fernando Henrique. Dilma não respondeu à pergunta e preferiu citar números de escolas técnicas criadas nos últimos oito anos. Ela acusou o governo FH de proibir a construção de escolas técnicas. No terceiro bloco eles falaram sobre Paulo Petro e Erenice Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário