quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"PARA EVANGÉLICOS - Petista fará carta contra casamento gay e aborto"

Dilma repetiu ser contra o aborto e que precisa da ajuda de Deus e dos cristãos para ganhar as eleições.
FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO

Os evangélicos cobraram posição sobre aborto, casamento gay e adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo

Brasília - A candidata à Presidência do PT, Dilma Rousseff, se comprometeu a produzir uma carta dizendo que não irá mexer na legislação sobre o aborto e que é contra o casamento entre homossexuais.

Segundo a candidata, a carta foi definida após encontro que ela teve com 51 representantes de segmentos evangélicos em Brasília ontem. Dilma fez a declaração enquanto visitava o Centro Integrado de Reabilitação de Teresina.

No encontro, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líderes evangélicos cobraram da candidata que apresentasse "carta aberta à nação" com compromissos firmes contra temas que são tabus para religiosos.

O apelo é para que a petista seja mais contundente em relação ao aborto, casamento homossexual, adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo e liberdade religiosa.

Alguns líderes religiosos chegaram a garantir que, se eleita, ela vetará qualquer iniciativa que afronte algumas dessas pautas. "Falar mal é fácil. Para falar bem você precisa de argumentação. O problema é que estamos perdendo a guerra por falta de contundência", disse o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que já visitou 12 templos defendendo o voto em Dilma.

No discurso aos aliados, Dilma pediu o empenho das bases à sua campanha e, segundo relatos, teria repetido ser contra o aborto. No início de sua intervenção, a candidata declarou precisar primeiro da ajuda de Deus e dos votos cristãos para ganhar.

A avaliação dos aliados é de que é preciso executar ações de mídia para rebater os boatos que circulam nos segmentos religiosos contra a candidata. Após a reunião, políticos e líderes evangélicos gravaram depoimentos para serem usados na propaganda eleitoral.

"Ela não vai encaminhar nem sancionar qualquer coisa que ofenda os direitos religiosos, que descriminalize o aborto ou que promova o casamento homossexual", afirmou o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

A reunião durou cerca de uma hora. Segundo alguns dos presentes, no encontro, a portas fechadas, Lula garantiu que Dilma não enviará iniciativa alguma ao Legislativo para flexibilizar o Artigo 127 do Código Penal, que amplia as possibilidades de autorização para realização de aborto.

De acordo com participantes, o presidente lembrou que, em seu governo, defende ampla liberdade de culto. Alguns dos evangélicos presentes à reunião informaram que Dilma reafirmou o compromisso de fé e suas convicções religiosas. A ex-ministra tem reiterado que é a favor da vida e defensora dos direitos humanos.

Também participaram do encontro o senador eleito Walter Pinheiro (PT-BA) e a deputada eleita Benedita da Silva (PT-RJ). Ambos pertencem à igreja Assembleia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário