quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Política, CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO - Mauro destaca ações do Governo"

Mauro Filho destacou, na Assembleia, a redução de impostos na administração Cid Gomes.
FOTO: RODRIGO CARVALHO

Apoiado em matéria veiculada pelo Diário do Nordeste, deputado ressalta crescimento do Estado do Ceará

O crescimento da produção industrial do Ceará, de 17,4% em agosto, mostrado pelo Diário do Nordeste na edição da última quinta feira, e o aumento da arrecadação de impostos que o Estado alcançou no últimos anos foram temas, ontem, do pronunciamento do deputado estadual, Mauro Filho (PSB), ex-secretário Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Governo Cid Gomes (PSB).

Para destacar o bom desempenho que, segundo Mauro Filho, o governador Cid Gomes vem apresentando à frente do Estado, o parlamentar lembrou que o crescimento da produção industrial do Ceará foi maior que a média nacional do período, que somou apenas 8,9%.

De janeiro a agosto de 2010, o incremento da produção cearense, em relação a 2009, foi de 16,6%. O número mostra uma superação diante da expansão brasileira, que alcançou 14,1%, e o sexto maior avanço em relação às 14 regiões, segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional, referente a agosto.

Mauro Filho também destacou a política de desoneração tributária adotada pelo governador Cid Gomes ao longo dos anos e ligou o tema ao crescimento da produção citado por ele. "Então, isso virou uma política pública", disse, enfatizando que a redução de algumas alíquotas acabou por registrar um aumento da arrecadação do Estado, nos últimos anos.

Desoneração:
Mauro Filho lembrou, no entanto, que essa política de desoneração tributária é na maioria das vezes encarada com "medo" por parte de ministros e secretários da Fazenda. Por conta disso, a estratégia passa a ser adotada somente em época de "crise", como ocorreu com o Brasil, entre os anos de 2008 e 2009, quando o País reduziu impostos em meio à crise mundial.

Durante seu pronunciamento, embora não tenha dado detalhes, Mauro Filho chegou a adiantar que a próxima mensagem do Governo do Estado sobre redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que vai ser lida na Assembleia Legislativa, ainda sem data definida, vai incluir produtos recicláveis.

O anúncio do parlamentar foi logo depois que o deputado Moésio Loiola (PSDB), durante um aparte, fez um apelo em favor da categoria de recicladores. O tucano acabou por sugerir que Mauro Filho assuma novamente a Sefaz do Ceará.

Ainda na tribuna, Mauro Filho chamou de "expressivo" o crescimento alcançado pelo Estado durante a administração do governador Cid Gomes e destacou o avanço do Ceará em comparação com outros estados do País. "Nós sabemos que poucos estados tiveram crescimento nesse período", afirmou o ex-secretário.

O parlamentar, ainda, fez menção a algumas mercadorias que ganharam redução nas alíquotas dos impostos anteriormente cobrados, como gêneros alimentícios e motos acima de 100 cilindradas. "Essa é uma política eficiente. Não existe no Brasil nenhum movimento de qualquer Estado que tenha contribuído de maneira tão profunda", garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário