sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Nacional, AGRESSÃO A SERRA - Lula acusa farsa; tucanos reagem"

O presidente Lula, que ontem esteve no Rio Grande do Sul visitando obras, disse que agressão foi factoide.
FOTO: RICARDO STUCKERT

Lula comparou a atitude de Serra com a do goleiro chileno Rojas que simulou ter sido atingido por fogos no Maracanã.

Porto Alegre. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como uma farsa a reação do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, à agressão sofrida pelo tucano durante caminhada quinta em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

O presidente fez as acusações em entrevista coletiva na cidade gaúcha de Rio Grande. Ele comparou a atitude de Serra à do goleiro chileno Rojas, que - nas Eliminatórias da Copa do Mundo, em 1989, no Maracanã - fingiu ter sido atingido por um foguete jogado por uma torcedora. Lula, que se baseou em imagens do incidente exibidas pelo SBT, acusou a "equipe de publicidade" do PSDB pela suposta farsa: - Primeiro bateu uma bola de papel na cabeça do candidato.

Ele nem deu toque para a bola, tanto que olhou para o chão e continuou andando. Vinte minutos depois, esse cidadão recebe um telefonema, que deve ser do diretor de produção dele, que orientou que ele tinha de criar um factoide. Ele bota a mão na cabeça e vai ser atendido por um médico que foi secretário da Saúde do prefeito Cesar Maia, e foi diretor do Inca (Instituto Nacional do Câncer) quando Serra foi ministro da Saúde - disse Lula.

Afirmou que, ainda na quarta-feira, chegou a recomendar a colegas de partido que ligassem para Serra e se solidarizassem com ele: "Venderam o dia inteiro que esse homem tinha sido agredido, e o que vocês assistiram foi uma mentira mais grave que a do goleiro Rojas".

Interpelação:
O senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, afirmou que o seu partido vai interpelar judicialmente o presidente Lula, que classificou de "farsa" a suposta agressão sofrida por Serra. Para o tucano, houve agressão de um grupo democrático por outro, não democrático. Serra reforçou que realmente houve agressão no Rio de Janeiro.

Ontem, o Jornal Nacional ouviu o perito Ricardo Molina que avaliou as imagens do SBT e outra feita de um celular por um repórter da Folha de S. Paulo. "São dois eventos completamente diferentes: um evento bolinha e outro evento rolo de fita". Segundo a emissora, o intervalo entre os dois incidentes foi de 15 minutos. O médico Jacob Kligerman, que atendeu Serra na quarta, disse que ficou indignado com as declarações do presidente Lula e que jamais faria parte de uma farsa.

Opinião:
"Venderam que esse homem tinha sido agredido, e ao que vocês assistiram foi uma mentira"

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário