domingo, 10 de outubro de 2010

"Política, ABSTENÇÃO - Eleitores que deixaram de votar"

Neste ano o número de cearenses que deixaram de comparecer para votar foi o maior de todas as últimas eleições.

O resultado das eleições deste ano no Ceará revelam dados merecedores de uma análise mais profunda por parte dos políticos e estudiosos do comportamento dos eleitores. Apesar do voto ser obrigatório, no Estado do Ceará a abstenção foi de 20%, o que revelou a falta de comparecimento de 1.178.631 eleitores às urnas.

Entre os votantes também é de chamar a atenção a quantidade de votos não atribuídos a candidatos e partidos políticos, o que é feito por meio dos votos brancos e nulos. O argumento de que se trata de voto "perdido" porque o eleitor não sabe votar não parece ser convincente vez que para votar em branco existe uma tecla específica na urna eletrônica e o voto nulo se configura pela votação em candidato não existente.

Pode até ser que os escolhidos não sejam os melhores na avaliação pessoal de cada cidadão ou entre os escolhidos talvez exista alguém que não reúna as qualidades ideais para o exercício da função. Mas, não há como justificar que se trata de erro do eleitor porque não sabe operar a urna eletrônica. Se assim fosse era de se esperar que a quantidade de votos nulos fosse a mesma para todos os cargos ou, se houvesse diferença pequena de um cargo para outro, ou, então, houvesse lógica quanto a ordem de votação.

Superior:
No entanto, os números apresentados pelas urnas indicam que a quantidade de votos nulos para deputado estadual é superior aos votos nulos para presidente da República. Convém lembrar que o primeiro voto registrado na urna eletrônica é para deputado estadual e o último para presidente.

Em números absolutos, 1.178.631 eleitores não compareceram às seções eleitorais este ano. Nas eleições gerais de 2006 a abstenção foi de 17,38%, o que corresponde a ausência de 932.013 eleitores. Em 2002, eleição semelhante a de 2010 porque envolvia a escolha de dois senadores, o índice de abstenção chegou a 19,67% com um total de 945.124 eleitores sem votar. Nas eleições de 1998 quando foram eleitos os atuais prefeitos municipais, não compareceram às urnas 1.001.071 eleitores, sendo o índice de abstenção de 23,27%

Nenhum comentário:

Postar um comentário