domingo, 10 de outubro de 2010

"DRAMA PERTO DO FIM - Máquina alcança os mineiros"

Perfuradora chegou até o local onde os 33 trabalhadores soterrados estão refugiados; resgate começa na terça-feira.

Copiapó. Sob expectativa crescente dos familiares, do governo chileno e de uma orla de jornalistas de todo o mundo, a perfuradora T-130 alcançou na manhã de ontem o local onde os 33 mineiros estão soterrados desde 5 de agosto, na mina de San José, em Copiapó, norte do Chile. A notícia foi anunciada a todos os presentes com uma sirene que causou correria até o local do Plano B, que terminou assim seus 624 metros de túnel.

O resgate, contudo, deve acontecer somente na próxima terça-feira, segundo estimativas do governo chileno. Após escavar o poço, as equipes de resgate devem passar uma câmera para avaliar a segurança das paredes do túnel. Se elas forem uniformes e fortes o suficiente, vão preparar o túnel para a passagem da cápsula que trará, um a um, os mineiros isolados.

A grande dúvida no momento é se o túnel será ou não protegido com placas de aço, uma garantia para que as paredes não desmoronem durante o resgate. O processo pode atrasar por, no mínimo, cinco dias o resgate.

Segundo o ministro de Mineração, Laurence Golborne, as placas de aço suficientes para cobrir todo o túnel pesariam mais de 150 toneladas, o que poderia causar um colapso na instável mina e atrasar muito mais o resgate. "E esta estrutura pode ser colocada em uma posição que bloqueie a passagem da Phoenix (cápsula de resgate). Não é uma decisão fácil", explicou Golborne.

Quando o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena e construída especificamente para este propósito, será utilizada para retirar os trabalhadores da mina. A cápsula tem 54 cm de diâmetro, oxigênio para cerca de três horas e cintos para prender os mineiros e protegê-los, em caso de desmaio.

O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar de 15 minutos a uma hora.

Ansiedade:
Do lado de fora da mina, os familiares do acampamento Esperança, montado para pressionar as autoridades no resgate dos mineiros, passaram uma noite de ansiedade a espera da sirene. Quando ela tocou, todos correram eufóricos até o local.

Alguns dos 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile apresentam quadro de ansiedade, enquanto outros tiveram aumento da frequência cardíaca, diante da iminência do resgate, segundo o ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich.

Até o resgate, as equipes têm uma decisão difícil a fazer: a ordem dos mineiros resgatados. Entre as famílias dos mineiros, vários defendem que o primeiro deve ser o mais velho, Mario Gomez, 63 anos, o homem que mandou o bilhete "Estamos todos bem no refúgio, os 33".

Já os mineiros pediram que a prioridade seja dada a Edson Peña, de 34 anos, que é diabético e sofreu uma queda de glicose nos últimos dias. As autoridades chilenas não confirmaram quem será o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário