segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SÃO FRANCISCO - Festa termina com choro e bênçãos Na despedida, milhares de fiéis cantaram em nome do santo.
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Canindé. Choro, emoção, fé, devoção e aclamação marcaram o encerramento dos festejos alusivos a São Francisco, padroeiro da cidade onde está localizado o maior santuário franciscano das Américas. A festa terminou ontem, depois de dez dias de missas, novenas, confissões e muita louvação ao santo.

Antes da procissão, que percorreu as principais ruas da cidade, ocorreu a missa na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, celebrada pelo ministro provincial, frei Marconi Lins, que contou com a presença do governador Cid Gomes.

Na chegada da procissão, uma verdadeira "chuva" de fogos de artifício tomou conta da Praça da Basílica, enquanto se ouvia a marchinha "Está chegando a hora". Isso gerou uma emoção geral. É o momento da partida dos romeiros, fiéis de vários estados do Brasil que se juntam em um coro de despedida.

Saudade:
Em cada cântico, a saudade marcante para quem permaneceu por dez dias em retiro espiritual. Prova da fé dos peregrinos, que percorreram igrejas e locais considerados sagrados na terra dos milagres, em pleno sertão.

Na despedida, frei João Amilton dos Santos não esqueceu as bênçãos que são direcionadas aos ônibus, carros, caminhões e motos. "Que voltem em melhores condições para casa e na certeza do compromisso firmado com São Francisco", disse o pároco e reitor do Santuário, incluindo, em sua ação, os pés dos católicos devotos.

No fim, a bênção da relíquia (osso de São Francisco), imagens, retratos, calendários, terços e medalhas. Todos esperavam uma gota de água benta chegar à lembrança adquirida na terra do homem que deixou de lado sua riqueza para pregar a palavra de Deus. Neste ano, segundo frei João Amilton dos Santos, dois milhões de pessoas passaram pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário