sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"SEGURANÇA PÚBLICA - Cals volta a fazer promessas"

Marcos Cals parou para medir a pressão, no meio da caminhada que fazia ontem no Centro da cidade
KELLY FREITAS

Marcos Cals criticou a prefeita Luizianne Lins ao afirmar que há omissão na questão da greve dos motoristas de ônibus

O candidato ao Governo do Estado, Marcos Cals (PSDB), dedicou a manhã de ontem, a uma caminhada entre as principais ruas do Centro da Cidade, acompanhado de seu vice, Pedro Fiuza. Durante o percurso, que começou na Praça do Ferreira, o candidato ouviu várias queixas e pedidos, a maioria destinados à segurança pública. Em entrevista, o tucano prometeu benefícios aos policiais militares, como a folga remunerada.

No meio da caminhada um cidadão, parecendo ser orientado, parou o tucano e perguntou, "qual o seu projeto para a área da segurança"? Marcos Cals citou algumas ações que pretende implantar, caso seja eleito. Ele afirma haver um mapa que mostra quais os dias e períodos em que os índices de criminalidade aumentam, segundo ele, à noite e no final de semana.

Efetivo

A saída, aponta, é aumentar o efetivo policial nesses horários para evitar a incidência de crime. "Isso é fácil, precisa estar determinado, precisa agir na hora certa, não só fazendo concurso, mas também estimulando o policial", argumentou.

Além da folga remunerada, para evitar que os policiais façam os chamados "bicos", que servem de complementação da renda, Marcos Cals também promete mudar a escala de trabalho dos PMs, deixando claro que não vai mexer na carga horária e nem no sistema de folgas. "A escala atual está trazendo um prejuízo não só físico, mas psicológico para o policial e para toda a sua família", atesta.

No percurso, Marcos Cals acabou encontrado três policiais militares. Ele cumprimentou os PMs e destacou, "eu não vou sacanear (sic) com vocês". Segundo os policiais, Cals assegurou ainda melhorar salário.

O tucano também quer investir no serviço de inteligência da Polícia, instituir um batalhão de fronteira e melhorar a qualificação dos policiais. Segundo ele, o Governo Cid Gomes está desperdiçando investimentos na segurança do Estado que continua sem comando.

Capacitar

"Não está havendo de jeito nenhum resultado para população. Para investir precisa capacitar o homem que vai dar segurança a população, o PM. Não é só comprar carros bons, equipamentos bons se você não tem a parceria do policial. Estamos vendo um desperdício", disse.

Uma senhora que passava por uma das ruas do Centro, fez questão de apertar a mão do candidato e assegurar que vai votar nele, pois não vota em quem não tira "aquele Monteiro do poder", disse referindo-se ao secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Monteiro.

Marcos Cals aproveitou a visita ao Centro da cidade para cumprimentar comerciantes, ambulantes e quem estivesse passando nas ruas. Ele também ouviu bastante reclamação em relação a problemas ligados à Prefeitura de Fortaleza, como a organização do Centro e a greve dos motoristas.

Omissão

Uma vendedora reclamou que os ônibus não estavam parando e pediu ao candidato uma solução. "Faça isso que você vai ter meu voto", garantiu. Sobre o impasse entre rodoviários e empresários, Marcos Cals alegou que está havendo omissão por parte da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. "Ela (prefeita) tem que entrar firmemente nessa negociação entre empresários e motoristas. Não podemos nos acomodar. Estamos vendo a população sendo prejudicada", reclamou.

Antes de terminar a caminhada no Centro de Fortaleza, Marcos Cals e o seu vice, Pedro Fiuza, pararam para tomar sorvete. Cals aproveitou também para medir a pressão, 14 por 8, "está boa", comemorou. No final do percurso, na Praça José de Alencar, tomou um cafezinho e foi embora no carro de som da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário