quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"PRESIDENCIÁVEIS - Candidatos travam duelo de acusações em debate on-line"

Os presidenciáveis Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva (PV) participaram, ontem, do debate promovido pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pelo portal UOL transmitido via internet
REUTERS

Atrás nas pesquisas, José Serra partiu para o ataque a Dilma. Marina Silva também usou das críticas na sua fala

São Paulo. O enfrentamento entre os candidatos à Presidência da República marcou o debate promovido pela Folha de S.Paulo e pelo UOL ontem em São Paulo. Até a candidata Marina Silva (PV), que vem apresentando um discurso conciliador na campanha, partiu para o ataque contra o PT e o PSDB.

Ela criticou a gestão tucana na educação em São Paulo ("mesmo com 20 anos de governo do PSDB temos graves problemas na educação") e disse, numa referência à campanha de Dilma Rousseff (PT), que "estão tentando infantilizar o País", ao querer atribuir a maternidade ou a paternidade de programas do governo federal.

Dilma e Serra se confrontaram por diversas vezes e em diversos temas, e sempre divergiram. Em embates diretos, debateram a posição de tucanos e petistas quando os partidos estavam na oposição, saneamento, carga tributária, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dentre outros temas. Trocaram farpas em todas as vezes em que se dirigiram um ao outro.

O primeiro enfrentamento foi sobre o Prouni (Programa Universitário para Todos). A questão formulada por Dilma a Serra foi sobre uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) levada pelo DEM ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a existência do Prouni, programa federal de educação que dá bolsas a alunos carentes em instituições privadas.

"O partido do seu vice (Indio da Costa) entrou na Justiça para acabar com o Prouni. Se a Justiça aceitasse o pedido, como você explicaria essa atitude para 704 mil alunos que dependem do programa", indagou Dilma.

Serra contra-atacou, lembrando de votações em que o PT, quando na oposição ao governo Fernando Henrique, foi contra proposições do governo.

"O DEM não entrou com processo para acabar o Prouni. Foi uma questão de inconstitucionalidade. Nem tem a ver com a minha posição, a do meu partido. O PR votou contra a Lei de Responsabilidade, o Fundef. Mas em matéria de quanto pior melhor, o PT foi campeão", disse o tucano.

Enem

Serra, afirmou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi desmoralizado no Brasil no ano passado com o vazamento do conteúdo da prova.

"O Enem foi desmoralizado no Brasil, no ano passado, com este incrível vazamento do conteúdo da prova, resultados errados, deixando a juventude sem vontade de se submeter a ele. Agora vazaram dados sigilosos dos candidatos", disse o tucano.

Dilma rebateu a crítica e disse achar "um verdadeiro absurdo" dizer que o Enem foi desmoralizado porque uma gráfica, que está sendo objeto de investigação da Polícia Federal, vazou os exames. "A gráfica é conceituada. Nós sabemos que qualquer sistema do mundo é passível de ser vazado."

Carga tributária e saneamento forma outros assuntos debatidos pelos presidenciáveis.

Segundo turno

Ao ser questionada sobre seu apoio no segundo turno, em caso de derrota, Marina descartou falar sobre o tema nesse momento. "Não encontro muita diferença entre o governador Serra e a ministra Dilma. Ambos são bons gerentes. Ambos são muito bons na esgrima. Mas não foram capazes de atualizar seus pensamentos. Segundo turno eu discuto no segundo turno. A única forma de sair do anonimato é eleger Marina Silva para a Presidência da República. O Brasil amadureceu. Estão querendo infantilizar os brasileiros", destacou a Verde.

TRENDING TOPICS

Plínio chega à primeira posição no Twitter

Rio de Janeiro. Mesmo sem participar do debate entre os presidenciáveis promovido pela Folha/ Uol ontem, o candidato do Psol à Presidência, Plínio de Arruda, conseguiu movimentar o Twitter e chegar à primeira posição do trending topics brasileiro, e à oitava do mundial, por volta das 12h30m.

O candidato convocou internautas para um tuitaço e passou a comentar o debate pelo site Twitcam, uma ferramenta para transmissão de vídeos ao vivo. "O velhote tá impossível: Plinio de Arruda comenta #debateFolhaUOL no Twitcam. É um hacker! :)", comentou o humorista Marcelo Tas em seu Twitter.

"Se o candidato Plinio de Arruda não está no debate, tá dando audiência nos TT´s e na TwitCam", escreveu Diego Nunes.

Ao final, Plínio comemorou a mobilização: "Valeu gente! Conseguimos furar mais uma vez o bloqueio da grande mídia! Até mais tarde!", postou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário