sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Humoristas querem fazer piada na política"

Entidade que representa artistas do gênero promove protesto hoje na Praça do Ferreira. O alvo é a lei que proíbe showmícios e piadas em palanque

André Teixeira

Humoristas cearenses se encontram hoje, às 16 horas, na Praça do Ferreira, Centro, para panfletarem contra a lei 11.300, que proíbe que artistas, inclusive humoristas, participem de eventos políticos, como acontecia à época dos chamados showmícios.

O presidente da Associação dos Humoristas Cearenses (ASSO-H), Jader Soares, o Zebrinha, diz que o objetivo é revitalizar os showmícios, período em que humoristas recebem muitas propostas de trabalho.

Ernesto Martins interpreta o Veia Cômica e faz shows de desde 1994. Ele vai se encontrar com mais 15 humoristas para distribuir o panfleto com o título “Comício sem show de humor não tem graça”.

Antes da lei, ele diz que chegou a fazer 90 apresentações durante campanhas eleitorais. “Era um por dia. É um ótimo período para nós. É quando a gente tira a barriga da miséria”, diz.

Martins defende que a lei deveria impor um valor máximo a ser pago aos artistas para evitar superfaturamento de campanha, mas não proibir o trabalho da categoria. Outro alvo do protesto dos humoristas será a lei 9.504/97, que impede que programas de rádio e TV “degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação”. Este ano, segundo recente interpretação da Justiça Eleitoral, incluem-se aí piadas contra candidatos.

Showmício liberado
O grupo de humoristas defende o projeto de lei criado pelo músico e deputado federal Frank Aguiar (PTB-SP) que pretende acabar com a proibição aos showmícios.

Atualmente, o projeto está em tramitação no Congresso. Jader Soares espera que a campanha local se estenda e ganhe adeptos em outros estados. No próximo domingo ocorrerão eventos semelhantes em São Paulo e Rio de Janeiro, promovidos por humoristas de seus respectivos estados.

EMAIS

ENTENDA AS LEIS
A lei 11.300 versa sobre o showmício no sétimo inciso do parágrafo três, artigo 39. “É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.” A lei é de 2006 e vigorou nas últimas eleições municipais e gerais.

A lei 9.504, de 1997, diz em seu artigo 45, que é vedado às emissoras de rádio e TV “usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito”. Nesta eleição, incluem-se nesse parágrafo piadas contra candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário