sábado, 28 de agosto de 2010

"Eunício recebe mais votos de eleitores tanto de Tasso quanto de Pimentel"

A pesquisa O POVO/Datafolha deixa explícito o motivo pelo qual a chapa Eunício Oliveira (PMDB)-José Pimentel (PT) atravessa uma crise de infidelidade.

Um total de 45% dos eleitores aponta o candidato à reeleição Tasso Jereissati (PSDB) como primeira opção para o Senado.

Outros 20% não sabem em quem votar para nenhuma das duas vagas que serão preenchidas este ano. Os eleitores que têm Eunício como primeiro nome para o Senado são 14%. Já os que têm Pimentel como primeiro nome, 12%.

O que os números mostram claramente é o que as rodas políticas apontavam: quase a metade dos eleitores está escolhendo Tasso e mais um. Aí reside a dificuldade em viabilizar uma chapa do anti-tassismo: os outros candidatos estão de olho no segundo voto de quem está com o tucano.

Até agora, Eunício é quem tem se dado bem ao buscar esse segundo voto: 29% dos eleitores de Tasso votam também em Eunício, contra 19% que optam por Pimentel.

Já os eleitores de Pimentel dão 43% de votos para Eunício para a outra vaga. Outros 37% dos eleitores do petista votam também em Tasso.

Os que optam, todavia, pelo peemedebista distribuem o outro voto assim: 49% com Tasso e 38% para Pimentel.

Como é a eleição
O Senado tem um modelo de eleição único na política brasileira. É o único caso de eleição majoritária para um cargo Legislativo. Tanto para deputado federal, estadual quanto para vereador, a eleição é proporcional. Nesse caso, a eleição depende não apenas do voto individual recebido pelo candidato, mas da votação de todos os postulantes do partido ou coligação.

Além disso, é o único caso no Brasil no qual o eleitor escolhe não um, mas dois candidatos. Isso ocorre de oito em oito anos. No intervalo, a eleição é apenas para uma vaga de senador. Cada estado tem três representantes na Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário