quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"FESTA DA BARROQUINHA NA VISÃO DE GOUVEIA NETO"

Festa da Padroeira
Sempre procurei estar em nossa Barroquinha durante a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no mês de agosto.
É impressionante o quanto a cidade natal nos fortalece e revigora de alegria e energia positiva.
A tradicional “Festa de Agosto”, apesar das mudanças estruturais do lugar nas adaptações ao tempo, ainda é igual ao meu tempo de criança.
A bandeira erguida, símbolo das festividades religiosas, as Missas campais onde os moradores do quadro sentam-se nas calçadas para assistir ao ato religioso de sua própria residência.
A bandinha de música e suas alvoradas no raiar do dia e à tardinha, os leilões, as barracas de camelôs, barracas de bebidas e comidas típicas. Tudo como sempre foi.
Sinto falta apenas da “ronqueira” do senhor Chico Mascelino, herdada de seu pai, o senhor Raimundo Mascelino. Fazia um ‘estrondo’ enorme! E somente era atirada durante os dias de festa, do meu tempo de menino.
As festas “dançantes”, como são chamadas, continuam um atrativo para os jovens, como ainda continuam sendo motivo de preocupação, para os pais de hoje, jovens de outrora.
Além de todo esse prevalecimento da tradição, ainda existe o fenômeno da união entre os barroquinhenses espalhados pelo mundo inteiro que se reencontram, neste período, numa confraternização de amizade, enfatizando lembranças e recordações, estórias, alegrias e até mesmo tristezas compartilhadas ao longo dos tempos.
Cumprimentar aos mais velhos, nos dá a segurança que tivemos um passado, ao mesmo tempo, que passamos a eles a garantia do futuro.
Finalmente, algo impagável é a recepção de nossos queridos familiares sempre dispostos a nos ofertar o melhor. Se doam completamente. Fazendo-nos sentir pessoas realmente amadas naquilo que o amor tem de mais puro.
Porém, na despedida, parece que todas as nossas juntas doem, já de saudade.
Postado por Gouveia Neto.

LÁ VAI O BESTA: Que saudade gouveia, lembro do meu nono carregando a roqueira e eu por perto tentando ajudar, quando pegava no estopim ou na lata de polvora ele sempre dizia: "UM DIA AINDA VOU ENTREGAR ESTE SERVIÇO A VOCÊ". mais cuidado, isto ai não é brincadeira de criança, realmente nem adulto não é bom brincar com explosivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário