sábado, 28 de agosto de 2010

"CONFINAMENTO - Vídeo mostra mineiros presos"

Homens mostraram a forma como eles se organizaram no abrigo em que estão confinados; parecendo mais magros, contaram que passam o tempo jogando dominó.
IVAN ALVARADO/REUTERS

Isolados há 22 dias em uma mina no Chile, trabalhadores aparecem animados em imagens durante 45 minutos

Copiacó. O primeiro vídeo divulgado dos 33 homens presos em uma mina do Chile mostra os mineiros sem camisa, mais magros mas aparentemente saudáveis. De braços dados, eles cantam o hino nacional e gritam "Longa vida ao Chile, e longa vida aos mineiros!".

Apenas cinco minutos do que seria um vídeo de 45 minutos foi exibido pela Televisión Nacional de Chile. Os homens fizeram as imagens com uma câmera mandada por um pequeno buraco que liga o abrigo de emergência no subsolo ao mundo exterior.

As imagens da mina San José mostram alguns homens de pé, outros deitados e aparentemente acordando. Um homem mostra orgulhoso o modo como eles organizaram o abrigo onde se refugiaram desde o deslizamento de 5 de agosto. Os mineiros também mostraram outras áreas por onde eles podem caminhar. "Nós temos tudo organizado", diz um dos mineiros, aparentemente animado.

Um dos trabalhadores mostrou uma mesa com dominós e comentou que "aqui é onde nós nos entretemos". "Nós nos encontramos aqui todo os dias", acrescentou. "Nós planejamos, fazemos assembleias aqui todos os dias, para que todas as decisões sejam baseadas nos pensamentos dos 33", disse.

A companhia proprietária da mina, San Esteban, informou que deve pedir falência e não poderá pagar os salários dos mineiros. A Justiça ordenou que fossem retidos US$ 1,8 milhão da companhia, como garantia para o pagamento dos vários processos aguardados contra a companhia.

Presos há 22 dias a 700 metros de profundidade, após um deslizamento de terra bloquear o acesso à mina, os trabalhadores foram encontrados vivos no domingo, o que foi considerado "um verdadeiro milagre". Seguindo o cronograma das equipes de resgate, eles deverão ser retirados no mês de dezembro.

Depressão

Cinco dos 33 mineiros apresentam quadro de depressão, afirmou o ministro chileno da saúde, Jaime Mañalich. Eles devem receber tratamento psiquiátrico a partir do exterior.

"Realizamos uma longa pesquisa de caráter psicológico; fizemos uma entrevista psiquiátrica com cinco dos que estão isolados, não querem aparecer no vídeo, não estão alimentando-se bem. Depressão é a palavra correta", afirmou Mañalich.

"Estamos preparando remédios para eles, porque seria ingênuo pensar que eles vão ser capazes de manter esse tremendo ânimo durante um período tão longo", afirmou o ministro após assistir ao vídeo. A perfuração definitiva que permitirá o resgate dos homens começará entre domingo e segunda-feira.

Apesar dos avanços na tecnologia e na maior ênfase em segurança, pelo menos publicamente, a mineração permanece como um setor perigoso. Desde 2000, uma média de 34 pessoas morrem todos os anos em acidentes no Chile, com um pico de 43 em 2008, segundo dados da agência regulatória do setor, Sernageomin.

A agência não quis dar entrevistas, citando as investigações internas ordenadas pelo presidente chileno Sebastian Piñera, que demitiu dirigentes de órgãos reguladores e criou uma comissão para investigar o acidente e a agência.

Processos

1,8 milhão de dólares da companhia San Esteban, dona da mina, foi bloqueado pela Justiça para garantir o pagamento de indenizações.

FONTE: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário