sábado, 21 de agosto de 2010

"POESIA NO BLOG DO POETA - ...DIALOGO ANIMAL...”

*
Meu compadre sabiá
Marcamos esta reunião
Para ver no que vai dá
Esta nossa discussão.
**
O macaco reclamão
Disse-me, que falta comida.
E é péssima a situação
Até na hora da dormida.
***
O veado corredor
Que adora um isolamento
Disse-me, ser constrangedor.
O que esta acontecendo no momento.
****
E o pequeno Beija Flor
Disse-me, está desconfiada.
Com o número de observador
Olhando-a, quando no ar fica parado.
*****
Chegaram de um jeito apressado
As rolinhas, nambus e juritis.
Denunciando ter sido depredado
Seus ninhos por quem esteve aqui.
******
Também conversei com uma serpente
Que estava bastante irritada
Denunciando-me, que de repente.
Alguém destruiu sua morada.
*******
Chegaram um peba e um tatu
Estavam com a pele quase assada
Para denunciar o vigia urubu
Por não tê-los avisado da queimada.
********
E com seu voar elegante
Chegou à senhora garça
Chamou-nos de ignorantes
E mandou acabar com a farsa.
*********
Chegou um pica pau zuadento
Querendo serrar o bico
Pedi para aguardar um momento
Enquanto resolvíamos o conflito.
**********
Iniciei a presente reunião
Com toda a bicharada
Ansiosos por uma solução
Que desse uma melhorada.
***********
Como papagaio falador
Gritei com toda ousadia
Calem a boca, por favor,
E vamos lutar contra a covardia.
************
Eu que entendo o homem
Vou a todos representar
Para que em vossos nomes
Possa esses idiotas educar.
*************
Vou orientar os humanos
Com uma proposta beleza
Ensinando-lhes, que é engano.
Destruir a mãe natureza.
**************
Vou fazer encontros às sextas
Dizendo que queimar terra não tem lógico.
Ensinando a esses bestas
A ter consciência ecológica.
***************
Perguntaram, onde foi que aprendeu?
Falar assim tão bonito?
O papagaio respondeu,
São ossos do meu oficio.
****************
Finalizando, vou ensinar a vocês.
Que no atual mundo globalizado
Até nós, animais perderão a vez.
Se continuarmos assim, despolitizados.

Poeta: Joaquim da Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário