terça-feira, 17 de agosto de 2010

"PROGRAMA NUCLEAR - País anuncia dez novas áreas de enriquecimento"

Teerã. O Irã construirá um novo local para enriquecer urânio durante o primeiro semestre de 2011, anunciou Ali Akbar Salehi, diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), informa o site do canal de TV estatal.

"Acabamos de determinar a localização de dez novas áreas de enriquecimento, que serão construídas", afirmou Salehi. "A construção de um deles começará antes do fim deste ano iraniano (20 de março de 2011) ou no início do próximo ano", completou o diretor.

O processo de enriquecimento de urânio provocou uma crise entre o Irã e as potências ocidentais, que temem uma tentativa de Teerã produzir armamento nuclear, apesar dos desmentidos do governo iraniano.

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad anunciou no ano passado a construção de dez usinas para enriquecer urânio a 20%, com a intenção de usar seu combustível em um reator nuclear de pesquisas médicas em Teerã.

Atualmente, o Irã enriquece urânio na usina de Natanz (centro) e está construindo uma segunda central em Fordo (sudoeste da capital).

Segundo Salehi, que não indicou onde ficará a nova usina, o local a ser escolhido ficará numa área impossível de ser bombardeada por aviões.

Na sexta-feira passada, Teerã e Moscou anunciaram que a Rússia colocará em funcionamento a primeira central nuclear do Irã no dia 21 de agosto, numa operação que causou forte descontentamento entre os países ocidentais que acusam o Irã de tentar obter a arma atômica.

A agência nuclear russa Rosatom indicou que o combustível nuclear russo abastecerá o reator da central de Buchehr, no sul de Irã, primeira etapa para a sua ativação efetiva.

O Irã está submetido a sanções reforçadas da ONU. A comunidade internacional suspeita que Teerã tente produzir a arma atômica sob o pretexto de um programa nuclear civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário