domingo, 22 de agosto de 2010

"Ahmadinejad promete resposta "planetária" em caso de ataque ao Irã"

Os Estados Unidos e Israel afirmam com regularidade não excluir um ataque contra o Irã para por um fim a seu controverso programa nuclear

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, prometeu uma "resposta em escala planetária" caso seu país seja atacado, em declarações, este sábado, ao jornal Al Sharq, do Qatar.

"Nossas opções não terão limites (...). Envolverão todo o planeta", afirmou o presidente iraniano, em resposta a uma pergunta relativa à eventual reação de Teerã a um ataque.

Os Estados Unidos e Israel afirmam com regularidade não excluir um ataque contra o Irã para por um fim a seu controverso programa nuclear. Os ocidentais suspeitam que Teerã, apesar de suas negativas reiteradas, tenta fabricar a bomba atômica, servindo-se de seu programa nuclear civil.

"Acho que alguns pensam em atacar o Irã, em particular no âmbito da entidaade sionista (Israel), mas sabem que o Irã é uma muralha indestrutível e não acho que seus amos, americanos, o permitam fazê-lo", acrescentou.

Ahmadinejad defendeu, por outro lado, a retomada da iniciativa de Brasil e Turquia sobre uma troca de urânio enriquecido.

O Irã começou, este sábado, a carregar barras de combustível em sua primeira usina de energia nuclear, construída pela Rússia em Busher (sul).

Este lançamento ocorre em um momento em que a República Islâmica é submetida a seis resoluções do Conselho de Segurança da ONU, quatro delas, acompanhadas de sanções, por desenvolver seu programa nuclear e pela negativa em renunciar ao enriquecimento de urânio, lançado em 2005.

O Irã alega que precisa enriquecer urânio para alimentar com combustível suas futuras usinas e conta produzir um dia 20.000 megawatts de eletricidade de origem nuclear.

Os ocidentais suspeitam que o Irã quer equipar-se com a bomba atômica, escondendo-se atrás de seu programa nuclear civil, apesar de seus reiterados desmentidos.

AFP - POVOONLINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário