terça-feira, 24 de agosto de 2010

"MINEIROS PRESOS - Resgate pode durar até quatro meses"

Tubos de plástico vão levar água, alimentos e remédios aos homens, que estão a 700 metros de profundidade.
REUTERS

San José. Equipes de resgate começaram ontem a entregar comida a 33 operários presos há 18 dias numa mina subterrânea no norte do Chile, um dia depois de ficar constatado que eles estão milagrosamente vivos. O resgate deles, no entanto, vai demorar quatro meses.

No domingo os mineiros surpreenderam os chilenos ao enviar provas de vida, aproveitando uma sonda que havia chegado ao fundo da galeria. As autoridades reforçaram o poço que está servindo como "cordão umbilical", e agora preparam um plano para tirá-los de lá.

A ideia é que tubos de plástico mecanizados, chamados "pombas", desçam glicose e água mineral pelo duto, até 700 metros de profundidade.

O Ministério da Saúde do Chile anunciou que pedirá ajuda à Agência Espacial Norte-americana (Nasa, na sigla em inglês) para incorporar novas técnicas que permitam a sobrevivência dos mineiros. Segundo o ministério, as condições em que se encontram os mineiros são similares às que vivem os marinheiros que passam muitos meses em submarinos e os astronautas em estações espaciais.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário