domingo, 28 de novembro de 2010

"TENSÃO CONTINUA - Coreia promete que vai vingar mortes"

Seul realizou, ontem, o funeral dos dois militares mortos nos ataques norte-coreanos; outros dois civis morreram
FOTO: REUTERS

Seul. A Coreia do Sul realizou, ontem, o funeral das duas vítimas militares mortas no ataque norte-coreano da última terça-feira com pedidos de vingança, enquanto cresce a tensão na região diante do início das manobras navais conjuntas entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul hoje.

Diante dos familiares, oficiais militares e políticos despediram-se em uma emotiva cerimônia do sargento Seo Jeong-woo, de 22 anos, e o cabo Moon Kwang-wook, 20 anos, enquanto a Coreia do Sul prepara-se para dar início as manobras militares criticadas por Pyongyang e seu aliado chinês.

Na celebração religiosa, transmitida em todo o país, era possível escutar vozes de oficiais e soldados pedindo vingança pela morte dos dois soldados no ataque de 23 de novembro à Ilha de Yeonpyeong, no qual também morreram dois civis sul-coreanos. "Nós certamente vingaremos suas mortes", declarou Yoo Nak Joon, chefe de estado-maior da Marinha sul-coreana com a foto dos soldados mortos.

A Coreia do Sul inicia, hoje, manobras conjuntas com os Estados Unidos. Os exercícios navais conjuntos, uma demonstração de força diante da Coreia do Norte em uma área especialmente delicada, contarão com a presença do porta-aviões nuclear "USS George Washington", procedente do Japão, com 6 mil oficiais e 75 caças de combate a bordo.

O ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi, contatou por telefone seus colegas sul-coreano, Kim Sung-hwan, e americana, Hillary Clinton, e se reuniu, em Pequim, com o embaixador norte-coreano, Chi Jae Ryung.

O chanceler chinês, alvo de chamadas dos Estados Unidos e Coreia do Sul para pressionar a Coreia do Norte, destacou que Pequim "está muito preocupada com a evolução da situação", e assinalou que as duas Coreias "devem atuar com calma e moderação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário