sábado, 6 de novembro de 2010

"Provas vão começar ao meio-dia. O estudante devem chegar ao local do Exame com uma hora de antecedência "

FOTO: KID JUNIOR

Justiça Federal manteve a proibição para o uso de relógio, lápis e borracha. Será proibido, também, uso de celular

Cerca de 208 mil cearenses vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, hoje e amanhã. Serão 84 municípios no Estado sediando os exames; só a Capital acumulou mais de 90 mil inscritos. A prova terá inicio às 12h, pois o estado não segue o horário de verão, mas o exame terá que ser realizado ao mesmo tempo em todo o Brasil. Os estudantes devem chegar ao local do teste com uma hora de antecedência.

Além das provas de hoje os participantes farão o exame amanhã também. No primeiro dia de exame serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã, os participantes deverão fazer uma redação e duas provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das provas objetivas tem 45 questões de múltipla escolha.

Em ambos os dias, no Ceará, o início da prova é 12h, horário local. Os portões de acesso serão abertos uma hora antes e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) recomendam que todos se dirijam ao local de prova com antecedência, para não perder o exame.

É importante lembrar que o participante deverá levar para a prova o documento original de identidade, o cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Será permitido ao aluno levar água e alimentos para o local de prova.

Ontem, a Justiça Federal manteve a proibição para o uso de relógio, lápis e borracha. Além disso, não será permitido que os estudantes usem apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, anotações, calculadoras, celular e também outros aparelhos eletrônicos.

Para o professor Sidney Brito, coordenador pedagógico do projeto Desafio Enem 2010, lançado pelo Diário do Nordeste para auxiliar os estudantes, é importante que os alunos comecem o exame pelas questões que eles mais têm conhecimento. "É bom que as pessoas não deixam para preencher o cartão repostas somente nos minutos finais", comentou Brito.

Ele também acrescenta que para realizar o teste todos devem usar roupas leves e levar uma barra de chocolate para estimular o raciocínio.

Segundo o Inep estão garantidas as condições necessárias a todos os participantes que, no ato da inscrição, informaram necessitar de atendimento diferenciado. Também está garantida aos participantes que se declararam sabatistas, no momento da inscrição, a realização da prova hoje, às 18h, horário local.

A fim de otimizar o deslocamento de estudantes para realização do Enem, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota de ônibus da Capital. A partir de 9h, de hoje, 1.202 coletivos extras já estarão à disposição da população. Amanhã, dia em que a passagem é mais barata, serão 841 ônibus extras nas ruas.

Por todo o Estado do Ceará, o Inep registrou 208.527 candidatos para pleitear vagas nas 59 instituições federais que adotarão o Enem na seleção.

No Brasil, cerca de 16 mil localidades, distribuídas em cerca de 1.800 municípios de todos os estados brasileiros, estão preparadas para receber as mais de 4,6 milhões de pessoas habilitadas a fazer o Enem 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário