domingo, 28 de novembro de 2010

"RIO DE JANEIRO - Polícia dá ultimato aos bandidos no Rio"

Com a ajuda do Exército, a Polícia do Rio está no Complexo do Alemão numa ofensiva para que os traficantes se entreguem. Ontem houve mais tiroteio e alguns suspeitos foram presos
FOTO: REUTERS

Os traficantes devem se entregar com suas armas ou o Complexo do Alemão será invadido, determinou a Polícia

Rio de Janeiro. A Polícia do Rio de Janeiro exigiu, ontem, a centenas de traficantes entrincheirados no Complexo de Favelas do Alemão, na Penha, na zona Norte do Rio, que se rendam e advertiu que não retrocederá na tentativa de retomar o controle destes bairros.

Com o complexo de favelas cercado por militares armados, apoiados por tanques com metralhadores de grosso calibre e helicópteros, as autoridades afirmaram que esperam que os delinquentes se entreguem antes de dar início a uma ofensiva direta, após uma semana de confrontos que já deixaram mais de 45 mortos. "Temos toda a superioridade. Não há hipótese alguma de que os traficantes tenham sucesso", disse o comandante-geral da Polícia Militar (PM), Mario Duarte, referindo-se aos tanques com metralhadoras, aos 800 homens das forças armadas e aos 17.500 policiais mobilizados. "Quem quiser se entregar, que o faça agora" .

"Não vamos retroceder da decisão de pacificar o Rio. Estamos chegando aos momentos finais para alcançar os traficantes que estão no Alemão", disse.

A maciça operação militar acontece dois dias depois de a Polícia conseguir recuperar o controle da vizinha favela de Vila Cruzeiro, de onde centenas de narcotraficantes fugiram para o Complexo do Alemão.

O grupo cultural Afroreggae, ONG que trabalha a integração social através da música em favelas do Rio e tem no Complexo do Alemão uma de suas principais áreas de atuação, tentava, negociar a rendição dos traficantes, disse seu diretor, José Junior, que estava no local.

Cerca de dez veículos blindados entraram no Conjunto de Favelas do Alemão, no fim da tarde de ontem A Estrada do Itararé, um dos acessos à comunidade, foi fechada pela Polícia por volta das 18h15. Houve tiroteio no início da noite. No fim da tarde, um incêndio atingiu uma lanchonete num dos acessos ao morro, ferindo um homem, que foi socorrido pelos Bombeiros. Apesar de detenções de alguns suspeitos, nenhum traficante ainda havia se rendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário