terça-feira, 16 de novembro de 2010

"FLAGRANTE - Jovens tentam matar morador de rua a tiro

Policial do ronda mostra a espingarda de ar comprimido que os acusados utilizaram para atingir a vítima com um tiro no olho. Os três jovens foram autuados no 2º DP (Aldeota)
FOTOS: MIGUEL PORTELA

José Valderlon chorou diante dos agressores e pode perder a visão direita por causa da bala

Segundo a Polícia, os acusados são suspeitos de terem lesionado outros dois pedintes nos últimos três dias

Com sangue no olho direito e lágrimas no rosto, o flanelinha e morador de rua José Valderlon Marques da Silva, 36, chorava sem entender o motivo de ter sido atingido por um tiro disparado de uma espingarda de ar comprimido. O fato ocorreu no começo da manhã de ontem, na Rua Dragão do Mar, na Praia de Iracema. Os acusados do crime são três jovens de classe média, que acabaram presos.

Segundo a Polícia, ao ficar frente à frente com o acusado de ter atirado contra ele, o morador de rua perguntou: "Por que você fez isso comigo? Que mal lhe fiz", indagou ao empresário do ramo de restaurantes Marcus Venícius Araújo Silveira, 26, detido e autuado em flagrante por lesão corporal, no plantão do 2º DP (Aldeota).

Tiros:
Conforme a Polícia, este foi o terceiro caso de moradores de rua atingidos por tiros disparados por armas de ar comprimido desde o último sábado (13). Nas ocasiões anteriores, as duas pessoas foram atingidas com disparos nas costas feitos por homens que ocupavam um veículo Stilo preto. Mesmo feridas, as vítimas não quiseram registrar as ocorrências, temendo represálias, por morarem na rua e permanecerem sem nenhuma proteção, principalmente durante a noite.

Desta vez, os acusados do crime foram detidos pelos soldados Wescley César e Kleber Oliveira que encerravam o turno C (de 22h às 6h) de patrulhamento na patrulha de prefixo RD-1032. Eles já saíam do serviço e dirigiam-se à 1ª Cia/5ºBPM para a troca de efetivo quando ouviram pelo rádio da viatura a informação da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de que um flanelinha havia sido atingido no olho direito por um tiro disparado por três homens que trafegavam em um Fiat Stilo preto.

Ao se deparar com um veículo com igual característica do anunciado, trafegando em alta velocidade pela Avenida Virgílio Távora, alguns minutos depois do fato, a dupla de PMs resolveu abordar o carro, de placas HWW-6611 (CE), na Avenida Santos Dumont, em frente à sede do BNB Clube.

A arma:
Durante uma busca no automóvel, os PMs encontraram uma espingarda de ar comprimido no porta-malas. Os acusados negaram o crime, mas foram reconhecidos pela vítima. O empresário foi detido, juntamente com o primo Victor Hugo Araújo Sousa, 18; e o funcionário do restaurante dele, Francisco Leandro Silva Lima, 24.

Segundo o relato do flanelinha, ele estava sentado na calçada, na Rua Dragão do Mar, após mais uma noite de trabalho vigiando carros no entorno do Centro Dragão do Mar, quando os acusados pararam o Stilo preto, pediram que levantasse a cabeça e olhasse para eles.

Para surpresa de Valderlan, o condutor do veículo apontou a espingarda em sua direção e atirou, atingindo o olho direito.

Enquanto os acusados fugiam, populares socorreram o morador de rua. O flanelinha foi levado de ambulância para a emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

Chumbo:
Segundo os policiais, após examinar a vítima, a equipe médica de plantão no IJF-Centro afirmou que o projétil de chumbo disparado da arma de ar comprimido estava alojada no globo ocular da vítima, que agora corre o risco de perder a visão.

Após examinar o caso, o delegado de plantão no 2º DP (Aldeota), César Wagner Maia Martins, autuou os acusados por crime de lesão corporal.

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário