quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"DISCUSSÃO DOS VEREADORES - Eleição na Câmara cria acirramento"

Vitor Valim disse que está havendo distribuição de "doces e presentes antes do tempo" para os vereadores
FOTO: JOSÉ LEOMAR

Aliados da prefeita reagem contra discurso de oposicionista, e ânimos ficam exaltados no plenário da CM

O vereador Vitor Valim (PHS) denunciou, ontem, que o Executivo municipal está tentando interferir abertamente no Legislativo. "Luizianne confundiu o Natal e começou a distribuir doces e presentes antes do tempo, em clara sedução aos vereadores", disparou o parlamentar, referindo-se à disputa pela Presidência da Câmara Municipal.

Dizendo ter se sentido ofendido com essa declaração, Guilherme Sampaio (PT), ex-líder da prefeita Luizianne Lins, exaltado, levantou o dedo pro alto, pediu mais respeito a ele e aos outros 23 vereadores que estiveram presente no almoço realizado pela prefeita Luizianne Lins (PT) com o intuito de efetivar a disputa de Acrísio Sena (PT) pela Presidência da Câmara.

A manifestação de Guilherme Sampaio motivou a reação de Vitor Valim, que, mesmo sem estar com a palavra no momento, exigia que o colega reduzisse o tom e baixasse o dedo. "Gostaria de ver essa valentia para defender o Município", alfinetou Valim. Ao que Guilherme rebateu: "Não admito esse desrespeito e gesticulo nos meus pronunciamentos do jeito que eu quiser". Foi preciso a interferência do vereador José do Carmo, que presidia a sessão, para garantir ordem ao plenário.

Na oportunidade, Carlos Mesquita classificou como "infeliz" e "incabível" o envolvimento do nome da prefeita no debate feito através da declaração de Vitor Valim e pediu que o vereador provasse as acusações levantadas. "Que ele apresente as provas para não ser taxado por uma declaração leviana e mentirosa", argumentou Mesquita.

Ao que Vitor Valim respondeu: "Não estou dizendo que há dinheiro e mala preta. Não coloque palavras na minha boca". O vereador do PHS justificou que, na ocasião, se referia ao que chamou de "presentes republicanos" e do "apoio que o Executivo oferece à base aliada". Na ocasião, o vereador Guilherme defendeu que "é preciso acabar com a hipocrisia de que não há interesse dos gestores do Executivo na eleição das mesas diretoras", afirmando que isso acontece em todas as casas legislativas, sejam elas municipais ou estaduais.

Ao que Ronivaldo endossou, salientando que, no caso da próxima eleição da Câmara, o novo presidente será também o vice-prefeito da cidade, daí o interesse maior de Luizianne Lins. Vitor Valim, no entanto, reiterou que não acha natural essa intervenção, alegando que é preciso preservar a autonomia da Casa.

O tom da discussão acabou incomodando alguns dos vereadores que participavam da sessão. Walter Cavalcante foi o primeiro a pedir calma aos colegas. "Não tem condições desta Casa continuar desse jeito, assim não tem debate", disse.

LÁ VAI O BESTA: Quiçá.
                Aqui não fosse como lá
                Com uma disputa cruel
                Onde um cabra falador
                Anda dizendo que tem vereador
                Com os dedinhos sujos do mel. 

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário