sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"CORREGEDORIA - Procurador que persegue Tiririca será investigado"

O deputado federal mais votado do País fez teste na semana passada no TRE-SP para comprovar sua alfabetização
FOTO: FOLHAPRESS

A corregedoria vai decidir se abre ou não sindicância para avaliar se houve excesso ao atuar contra o humorista

Rio de Janeiro. A corregedoria do Ministério Público de São Paulo abriu nesta semana um procedimento para apurar se o promotor eleitoral Mauricio Antonio Ribeiro Lopes cometeu excessos ao atuar no caso de Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, eleito deputado federal mais votado do Brasil com 1,3 milhão de votos.

Foi o promotor quem ofereceu a denúncia contra Tiririca. Durante a campanha, surgiu a suspeita de que o comediante era analfabeto e que a declaração que teria sido entregue por ele à Justiça Eleitoral no momento do registro de candidatura tenha sido escrita por outra pessoa.

A assessoria do Ministério Público informou que o procedimento é sigiloso e foi aberto a pedido do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão que controla as atividades do MP.

Com o término do procedimento, a corregedoria vai decidir se abre ou não sindicância contra o promotor. O Ministério Público de São Paulo não informou o prazo para a finalização do procedimento.

Liminares negadas

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo negou, na tarde de ontem, os dois mandados de segurança do Ministério Público que pediam uma liminar para que o deputado eleito Tiririca fosse submetido a novas provas para mostrar que sabe ler e escrever.

O relator do processo, juiz Flávio Yashell, decidiu submeter a decisão a todo o plenário da corte. A decisão foi unânime.

Os juízes afastaram as alegações do promotor l Mauricio Antonio Ribeiro Lopes de que seu "direito de acusação" foi cerceado. Encerrada a fase de coleta de provas, o juiz de primeira instância que analisa o caso Tiririca deve proferir a sua sentença na próxima semana, decidindo se o palhaço pode ou não tomar posse.

Os pedidos para novo teste foram feitos pelo promotor Maurício Antonio Lopes. A Corregedoria do Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação para apurar eventuais excessos do promotor.

Para o promotor, o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP) não acertou nem 30% da avaliação a que se submeteu no último dia 11 de novembro.

A representação teve como fundamento entrevistas concedidas pelo promotor nas quais ele classifica o caso como "questão de honra" e disse que a eleição de Tiririca foi um "estelionato eleitoral".

Deputado federal mais votado do País, com 1,3 milhão de votos, Tiririca foi acusado de falsidade ideológica.

Em audiência realizada semana passada no TRE, Tiririca fez um teste para comprovar sua alfabetização.

Segundo o tribunal, ainda não é possível dizer que o humorista foi "aprovado". A decisão cabe ao juiz Aloísio Silveira, responsável pelo caso.

O advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, afirmou que o promotor não merece credibilidade. Segundo o advogado, Lopes procura obter promoção pessoal com a perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário