terça-feira, 16 de novembro de 2010

"PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - História tende a ser esquecida"

Descanso cívico: na 10ª Região Militar, apenas o serviço de guarda funcionou no dia de ontem. O restante da tropa folgou. Situação semelhante ocorreu no 23º Batalhão de Caçadores
FOTO: TUNO VIEIRA

Instituições que, tradicionalmente, lembravam o dia 15 de Novembro anteciparam as comemorações

O feriado de ontem, alusivo à Proclamação da República, não despertou nenhum sentimento cívico nas pessoas. Para a maioria, foi mais um dia de descanso. Instituições que tradicionalmente lembravam a data, anteciparam as comemorações.

Foi o caso do "Domingo Aéreo", evento promovido na véspera pela Base Aérea de Fortaleza e que levou milhares de pessoas ao Aterro da Praia de Iracema para assistirem ao espetáculo proporcionado pela Esquadrilha da Fumaça e pelo Esquadrão Rumba. Afora isso, não se viu nada ontem relacionado à importante data.

Na 10ª Região Militar, apenas o serviço de guarda funcionou no dia de ontem. O restante da tropa folgou. O mesmo aconteceu no 23º Batalhão de Caçadores, onde somente a guarnição de serviço esteve a postos. A Casa do Estudante, que até recentemente comemorava o 15 de Novembro, passou em branco. Segundo o tesoureiro da entidade, o estudante Denilson Soares do Nascimento, a falta de verbas inviabilizou, nos últimos três anos, a solenidade que acontecia ali, inclusive com o hasteamento da Bandeira Nacional.

Nascimento lamenta o fato. "A Proclamação da República é um marco da nossa história, que devemos sempre cultivar, principalmente após as últimas eleições presidenciais, há duas semanas. Espero que no próximo ano possamos comemorar".

Para o aposentado José Nogueira Lima, os tempos são outros. "Infelizmente, as novas gerações não dão qualquer importância ao 15 de Novembro. Quando criança, a escola passava a semana realizando atividades para lembrar a história".

O que era para ser lembrado com civismo não é mais, como destaca o representante comercial Milton Farias. "O 15 de Novembro hoje em dia serve apenas para as repartições públicas, escolas e bancos fecharem. Se a gente sair perguntando, a maioria das pessoas não sabe o que aconteceu nesse importante dia", acrescenta.

O motorista José Galdino Nogueira Lima compartilha da mesma opinião. "A data vem sendo esquecida ao longo do tempo. Creio que, daqui a alguns anos, deve até deixar de ser feriado nacional, o que será uma pena".

A Proclamação da República decretou o fim da Monarquia em 1889. No entender do comerciante Caubi Barbosa dos Santos, se não tivesse havido a mudança de sistema de governo naquela época, "sem dúvida alguma, o Brasil seria um país bastante atrasado. É um dia que causa orgulho para nós brasileiros", conclui Caubi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário