domingo, 28 de novembro de 2010

REATOR - Irã diz que usina nuclear já funciona


Ali Salehi afirmou que o país já produziu 35 quilos de urânio enriquecido a 20%
FOTO: REUTERS

Teerã. A central nuclear de Bushehr, no sul do Irã, já começou a funcionar, afirmou, ontem, Ali Akbar Salehi, chefe do programa nuclear iraniano.

"Sem propaganda ou publicidade, instalamos todas as barras de combustível e fechamos a cobertura do reator. Esperamos agora que a água do coração do reator se aqueça pouco a pouco", declarou Salehi, sem indicar o momento exato do início dos trabalhos em Bushehr. "Esperamos que a central se conecte à rede nacional de eletricidade dentro de um ou dois meses", acrescentou.

A partida inicial da central de Bushehr, construída pela Rússia, teve um atraso de dois meses em relação ao cronograma estabelecido inicialmente. As autoridades atribuem este adiamento a condições meteorológi-cas desfavoráveis, além de "um pequeno vazamento" perto do reator e ao tempo necessário para que fossem tomadas todas as precauções de segurança para a inauguração da primeira central iraniana, sob controle de especialistas russos.

Salehi ainda afirmou que, desde que começou com o controvertido processo em fevereiro passado, o Irã já produziu mais de 35 quilos de urânio enriquecido a 20%. "Produzimos uma média de três quilos por mês. Temos condições de produzir cinco quilos por mês, mas agora não precisamos", afirmou. "Se o reator de pesquisa não parar, seremos capazes de produzir totalmente os produtos radiofarmacêuticos que necessitamos para os tratamentos de câncer", explicou.

A comunidade internacional acusa o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de caráter clandestino e aspirações militares cujo objetivo seria adquirir arsenal atômico, alegação que o país nega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário