quarta-feira, 21 de julho de 2010

"OAB Piauí responde artigo publicado na coluna Na Pressão"

O advogado Laércio Nascimento na condição de secretário geral da OAB - PI, enviou e-mail à redação do Proparnaiba.com respondendo ao artigo produzido na coluna Na Pressão escrito pelo repórter Francisco Brandão.

Veja o que declarou o advogado:

"A advocacia, antes de ser atividade meramente mercantilista ou voltada à obtenção de lucro desenfreado, reveste-se de verdadeiro múnus público, razão pela qual exerce função essencial para a consolidação do Estado Democrático de Direito. É assim aqui em Parnaíba ou em qualquer lugar do Brasil, considerando que nenhum cidadão deve prescindir de um advogado para defesa de seus direitos.

Devemos ponderar as indagações constantes no texto “Na Pressão: Onde estão os bons juristas da Parnaíba?”, publicada neste importante instrumento de comunicação social. Os casos relatados no referido texto jamais foram deixados de lado pela OAB-PI, que tem mensalmente aplicado sanções aos advogados pertencentes a seus quadros, que vão de simples advertência até a exclusão. A OAB-PI, porém, não age de forma açodada, até porque se assim fosse suas decisões estariam desprovidas de legitimidade constitucional.

Ocorre, porém, que casos de advogados que são acusados por algum delito sempre repercutem de forma ampla nos meios de comunicação. Mas devemos observar também os inúmeros casos de advogados que há décadas dignificam a Advocacia e promovem a cidadania em nossa cidade de Parnaíba e que pouco se divulgam seus trabalhos. Tais advogados labutam diariamente em surdina, sem intencionarem a publicidade de seus atos, mas conscientes de estarem lutando o bom combate.

Por que não ressaltarmos nossos grandes advogados e seus trabalhos? Hoje pouco se divulga do trabalho árduo que o advogado Mariano José Martins Lopes desenvolveu à frente do Curso de Direito da UESPI por mais de dez anos e mesmo com tantas limitações físicas e financeiras estudou e obteve recentemente o grau de Doutor em Direito Penal. Daqui a cinquenta anos gerações de advogados olharão para traz e louvarão o trabalho deste grande jurista.

Poderia aqui relacionar dezenas de advogados que diuturnamente estudam, elaboram petições, ministram aulas e outras atividades sem os quais os cidadãos parnaibanos ficariam a mercê de políticos corruptos e de apadrinhamentos políticos.

Não quero, com as palavras acima, encobrir eventual falta de ética profissional ou delito praticado por algum advogado parnaibano, mas quero deixar claro que as exceções não devem preponderar sobre a regra. E a regra, no caso da advocacia em Parnaíba, é a existência de advogados trabalhadores, éticos e que repudiam qualquer forma de prática delituosa".

Veja o texto da coluna Na Pressão: ONDE ESTÃO OS BONS JURISTAS DA PARNAÍBA?

Redação Proparnaiba.com.

LÁ VAI O BESTA: Este ilustre advogado é uma das pessoas mais sérias na profissão que já conheci em toda a minha vida e digo isto por experiencia própria. Sendo assim, não tenho como duvidar de seu pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário