sábado, 31 de julho de 2010

Noticia Internacional no Blog do Poeta - COLÔMBIA E VENEZUELA - Lula articula solução com presidente eleito

ANDRES STAPFF/REUTERS

O brasileiro conversou por telefone com Juan Manuel Santos; País quer adiar mediação até a posse do novo presidente

Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, ontem, por telefone, com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, para tratar do desentendimento entre a Colômbia e a Venezuela.

O balanço da conversa foi positivo, afirmou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach. "O presidente Lula considera que foi uma conversa bastante positiva e que ajudou nessa preparação para uma distensão do cenário", informou.

O Brasil aposta em adiar a mediação da crise até a posse de Santos que, apesar de ser aliado do atual presidente, Álvaro Uribe, promete reconciliação com Caracas.

Segundo Baumbach, Lula "ficou satisfeito" com o diálogo. "A conversa pode ajudar bastante na redução das tensões", acrescentou o funcionário.

Ainda de acordo com o porta-voz da Presidência, Lula pretendia conversar com Santos há alguns dias, mas não havia conseguido fazê-lo por problemas de agenda, e "finalmente houve essa possibilidade".

Quanto à crítica de Uribe, que questionou a Lula por ter se referido à atual crise entre Colômbia e Venezuela como "um caso de assuntos pessoais", o porta-voz disse que o chefe de Estado do Brasil considera o caso "superado". "Lula considera que esse episódio já está superado. Não comentou nem comentará essas declarações", afirmou Baumbach.

A crise começou há uma semana com a decisão da Venezuela de romper relações depois de que a Colômbia a denunciou na Organização dos Estados Americanos (OEA) pela suposta presença de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) no país.

Unasul

Após o fracasso da reunião de chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que terminou sem atingir um consenso sobre a crise entre Caracas e Bogotá, os chefes de Estado do bloco devem se encontrar para mediar as relações entre os dois países.

A reunião extraordinária terminou na última quinta-feira após cinco horas de discussões a portas fechadas. No entanto, o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, considerou o encontro um passo "importantíssimo" e destacou a relevância de se ter conseguido juntar os 12 chanceleres da Unasul numa mesa de negociações somente uma semana após a eclosão da crise entre Caracas e Bogotá.

O chanceler disse ainda que a comunidade internacional não poderia esperar, "de maneira alguma, que as relações voltassem ao seu estado anterior após a reunião.

FONTE: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário