terça-feira, 27 de abril de 2010

"PESQUISADOR DE CAMOCIM AFIRMA QUE O INVERNO ACABOU"

Segundo o pesquisador-profeta da chuva, Luiz Gonzaga, a quadra chuvosa (inverno) acabou no último dia 20 de abril. Em nota enviada ao Blog, Luiz Gonzaga diz o seguinte:

O principal provocador de chuva no Ceará já voltou para o hemisfério norte. A zona de convergência intertropical já se encontra a 3 graus de latitude norte, à altura do Amapá, Guianas e Venezuela. As chuvas só ocorrem no Ceará quando a zona de convergência se encontra entre 3º e 7º graus de latitude sul, o que não aconteceu esse ano motivado pelo fenômeno El Niño e pela neutralização da temperatura do atlântico sul e o aquecimento exagerado do atlântico norte combinado com o aquecimento do pacifico equatorial na costa do Peru e Equador.
Esta combinação da temperatura dos oceanos gera alta pressão atmosférica que faz com que o vento sopre e domine na direção sudeste fazendo com que a zona de convergência intertropical fique retida na linha do equador. Ao mesmo tempo os elementos do clima desde o começo do ano se encontram assim: Temperatura alta, umidade relativa do ar baixa, pressão atmosférica alta e vento forte de sudeste a leste. As enchentes do sul e sudeste do Brasil fizeram com as frentes frias ficassem retidas à altura do trópico de capricórnio fazendo com que as frentes frias não alcançassem o sertão do nordeste.
As poucas chuvas que ainda caírem no Ceará, virão de formações locais de evaporação e ainda das ondas do leste que é o provocador de chuva da zona da mata (litoral leste do nordeste que vai de Natal a Salvador). Até agora só choveu 280 milímetros. A pior seca que já aconteceu foi 1993 quando choveu 500 milímetros em Camocim . Mesma media de Chaval e Barroquinha.
Postado por Tadeu Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário