sábado, 24 de abril de 2010

"MANGUEZAIS AMEAÇADOS"

Foi publicado na Revista “Plos One” o primeiro estudo global sobre a conservação dos mangues. Especialistas no assunto denunciam que um em cada seis manguezais estão em vias de extinção, provocada principalmente pela ação do homem. Algumas causas foram destacadas: A carcinicultura, desmatamento, desenvolvimento urbano nas regiões costeiras e os esgotos domiciliares e industriais. A carcinicultura é apontada como uma catalisadora de destruição em todo o mundo. No Brasil, a região que mais sofre é a nordeste. A origem dos manguezais vem do encontro das águas doce e salgada, são essenciais para o desenvolvimento de diversas espécies, funcionam como berçários de diversas espécies da vida marinha, produzem nutrientes a outros seres vivos, além de tudo ainda serve para a diminuição do efeito estufa, pois absorve o CO² (gás carbônico), resultado das emissões promovidas pela queima de combustíveis fósseis. A destruição dos manguezais pode ter um impacto devastador na biodiversidade marinha e terrestre. Ainda é tempo de evitar, mas não tanto.
Texto enviado pelo escritor Francisco Olivar, o "Vavá" (direto do Rio de Janeiro).
Lá vou eu: A foto ao lado mostra o manguezal de Camocim (clique para ampliar). É possível notarmos as clareiras em meio aos mangues. A cada ano que passa esses espaços estão ficando cada vez maiores.
Foto: Camocim Online ( tirada em 17/02/2010)
LÁ VAI O BESTA: Aqui em Chaval é bem diferente, estamos de olho nos gananciosos que tentam acabar com nossa biodiversidade marinha. Cada cidadão chavalense, exeto é claro os empresários, é um fiscal voluntário do IBAMA, aqui ninguém corta um pé de mangue que não seja denunciado, acima, fotos de maguezais preservados em chaval, área urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário