segunda-feira, 29 de março de 2010

"*****A PROMETIDA*****"


*
Quando eu era pequeno
Deram-me a uma garota
Que tinha sorriso ameno
Juraram-me ser linda brota.
**
Fiquei bem desconfiado
Com esta nobre atitude
Achando-me enganado
Com a falta de virtude.
***
Fui ver minha prometida
Achando ser linda donzela
Encontrei um tribufu metido
Rosnando como uma cadela.
****
Quando cheguei perto dela
Soei frio, fiquei gelado
Da porta puxei a tramela
Sai corrente apressado.
*****
O pai dela me chamou
E disse todo contente
Minha filha é um amor
Que lhe dou de presente.
******
A mulher era tão feia
Que chegava a dar dó
Tinha a pele cor de areia
Nasceu para ficar só.
*******
Tinha uma cara alargada
E orelhas desconformes
Estava sempre assanhada
Parecia uma coruja enorme.
********
Era uma assombração
Com cara de espantalho
Não era Maria nem João
O que vi naquele borralho.
*********
Quando ela abria a boca
Era grande a agitação
Tinha a voz alta e rouca
Comparada a um trovão.
**********
Era um presente de grego
Que queriam dar ao prego
Mas passei nas canelas sebo
Sai correndo, não nego.

POETA: JOAQUIM DA ROCHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário