quinta-feira, 11 de março de 2010

"NOVO MARCO REGULATORIO DO PRE-SAL"

A Câmara dos Deputados Federais aprovou ontem, 10 de março, o último dos quatro projetos do novo marco regulatório do setor petrolífero, a proposta que institui o regime de partilha.

Com a aprovação das emendas apresentada pelos deputados Humberto Souto (PPS-MG) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS). Chaval terá sua participação no “bolo”, aumentada em torno de uns R$ 200.000,00, por mês, já fiz as contas. Essas emendas garantam a participação nos royalties nas mesmas características do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, o FPM é fruto da Constituição Cidadã e garante mais recursos para quem tem menor renda.

Como o resultado da votação na Câmara obteve expressiva maioria, onde a base do Governo é dominante, imagina-se que no Senado a matéria passará com larga folga, obtendo votos contra somente dos Senadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Estados produtores de petróleo e contrários a mudanças na atual forma de repasse dos royalties. Com resultados assim expressivos na votação das duas casas Legislativas, o Presidente Lula, que vem dando declarações contra as mudanças, terá dificuldade em vetar a matéria. Melhor pra nós, estados e municípios pobres, que teremos mais dinheiro aportado. Esperamos que os administradores saibam investir os recursos.

Lula defende Estado produtor em briga por royalties do pré-sal.

"Acho que os Estados que são produtores têm efetivamente o direito de receber um pouco mais", disse Lula em entrevista à rádio Melodia FM, do Rio de Janeiro, um dos principais Estados produtores da commodity.

Criticando a disputa pelos recursos a serem obtidos com a exploração do petróleo da camada pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira que os Estados produtores recebam mais royalties.

TEXTO PRODUZIDO POR MARCONDES TELES, Postado por Blog do Jorge Umbelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário