sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Enquanto em Fortaleza as professoras do município fazem greve, as de Chaval se submetem caladas e a quase tudo!!! "

Bem, vejamos primeiro a notícia veiculada pelo site do jornal O Povo sobre as professoras do município de Fortaleza, que, sem medo de serem felizes, entraram em greve por temo indeterminado, reinvidicando melhores salários.

Professores da rede municipal decretam greve por tempo indeterminado

Professores da rede municipal de ensino de Fortaleza decretaram, nesta terça-feira, greve por tempo indeterminado em assembleia realizada no Ginásio Marista. A paralisação começa nesta quarta-feira, no mesmo dia que se inicia o ano letivo de 2011 das escolas municipais.
Segundo Gardênia Baima, da direção colegiada do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), a principal reivindicação é o pagamento do piso salarial que foi mantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente fixado em R$ 1.597,87.
Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, os professores irão realizar manifestação em frente a Secretaria Municipal da Educação (SME). Para o local já está marcada uma audiência, às 11 horas, com representantes da SME e da Secretaria de Administração do Município (SAM).
Além do pagamento do piso, os professores reivindicam por eleições diretas para diretores das escolas municipais, correção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da classe, prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb. - (da Redação O POVO Online)

Agora, em Chaval, as professoras do município, sob regime de ameaças, ficam muchinhas diante de abusos e perseguições. Até para reinvidicarem o piso salarial, que foi negado no ano passado, sendo pago a menor nos três prieiros meses, a professora Maria de Fátima Teixeira, conhecida como Dona Mocinha, como representante do sindicato da categoria, a APEOC, teve que lutar quase sozinha. Acreditem, caros leitores, que até as reuniões que ela marcava não ia quase ninguém. Nem mesmo pra tomar ciência dos próprios direitos iam, a professora que fosse para a reunião podia sofrer de veladas ameaças, podia ser tratada como inimiga do sistemão. E quem arriscaria? Muito poucas professoras. Quase ninguém. (E, perseguidor era o outro, não era?)
Só mesmo as professoras que não tiveram jeito mesmo de serem respeitadas e que a perseguição já está mesmo "esculachada" e a guerra declarada, é que tiveram coragem de se espor. Porque as outras, mesmo as perseguidas, mandadas para os confins do município enquanto teriam o direito de ensinar próximo de casa, essas, ainda estão traumatizadas e aterrorizadas... essas não ousam desafiar o sistema, ficam quietinhas. E essas não se juntam à Dona Mocinha pra reinvindicar melhores salários e terem os direitos respeitados, por medo.
E tem umas "bonitinhas" que ficam com chacotas com a Dona Mocinha, se cotucando e rindo, exatamente da pessoa que está dando o suor e comprando uma briga com o sistema para ter os direitos de todas as professoras e professores garantidos, inclusive o delas, das que chacotam. Falo com conhecimento de causa, pois presenciei algumas vezes esse tipo de chacota com ela.
Será que elas chacotam não é com medo de serem perseguidas também? Talvez sim, pois até para dar um bom dia para essa batalhadora, à frente da APEOC de Chaval pode ser um risco de ser mandado para dar aulas na distante localidade de Carneiro.
Sinceramente, não sei qual um nome bonito chamar uma "turma" que compra até colcha de casal pra uso da Secretaria de Educação, me desculpe, mas nome bonito não tenho pra chamar alguém que nos faz passar por palhaços, que quer que fiquemos calados sob ameaça a nós e até nossos parentes, mesmo que distantes, se sentem ameaçados. E aí, isso seria mais uma "atecnia"? Caracas, com quantas atecnias dessas se forma um processo de cassação por desvio do dinheiro público?
Um cidadão uma vez se queixou a mim, que depois das perseguiçoes desenfreadas no município, ele havia percebido que várias pessoas estavam evitando até dar bom dia a ele, com medo. As antigas amizades estavam sendo ameaçadas. Coisa nunca havida na história desse município (parodiando aqui o bordão do grande presidente Lula)
Muitas prefeituras do interior Nordestino sonham em passar ao largo da mídia escrita e televisiva, para não ter a bandalheira divulgada. Mas dependendo do tamanho dos escândalos, não é fácil escapar.
Mas uma coisa eu digo, não adianta contarem com conluios (conchavos) com o poder judiciário e com o legislativo, para garantirem a continuidade de desmandos e desvios do que é público, não adianta pagar para emissoras de televisão se calarem, não adianta comprar blogueiros para não por notícias em seus blogs, pois surgem outros meios de divulgação, surgem outros blogs de notícia, surgem jornais de outros Estados, e existem diversas emissoras independentes para divulgar a bandalheira e roubo desenfreados que merecem ser divulgados por esse Brasil afora. O leitor quer notícia quente, quer saber de escândalos, e migram para os outros meios de comunicação que divulgar escândalos. O ser humano é assim, vai ler e ouvir quem escancara roubos e desmandos do dinheiro público onde quer que tenha havido.

Não quer ser notícias de escândalos? Então trabalhe.m direito, não cometam "atecnias" desenfreadas e uma atrás da outra. Prestem contas com a sociedade, e respeitem o Ministério Público, não sejam perseguidores, tratem o bem público com respeito e tratem os funcionários com mais respeito ainda. Isso é difícil? não, não é. Não para um cidadão de bem, para um cidadão bem acessorado, e bem ingtencionado. Fazer certo é algo dificílimo para um ser que teima em continuar errado e zombando da justiça e dos cidadãos.
Dizem que trair e coçar é só começar. Isso vale também para trair o povo, não só para casais. Como é difícil um mau cidadão qualquer, mau acostumado em trair o povo, mudar para fazer as coisas mais ou menos nos conformes. Muito difícil, isso é difícil demais. Mas fácil é a sociedade esquecer de maus cidadãos assim, e baní-lo da política.
Jornais vendem escândalos... e eles sonham em esbarrar em escândalos e passar aos leitores roubos que de tão descuidado chega a ser engraçado, parecendo até uma piada. Quem rouba apressado, rouba desajeitado, e esbanja em pistas na hora da fuga.
Não adiante tetarem corromper funcionários da justiça pra prevaricar (atrasar) processos... pois uma hora os processos acontecem, e pegam pra punir com rigor. Atrasar não é escapar. Atrasar pode até ser pior ainda. Uma hora os processos pegam, e quando o corrupto está mais desarmado, está sem poder, e o céu pode cair sobre suas cabeças. Um dia a coisa acontece... "um dia a casa cai", de tão desarrumada que fica.
Como já dizia um ex-prefeito chavalense: "prefeitura é como uma farra - na hora da festa você se acha o mássimo, e até pensa que é quase um deus, mas depois da festa vem o dia seguinte, e vem com a ressaca, e se paga um alto preço. Numa prefeitura você quase sempre sai do céu para o inferno". Isso vale pra gente que se confia demais... não é mesmo?

"Quem semeia vento, colhe tempestade" (ditado popular).

LÁ VAI O BESTA: Por falar em justiça, permita-me discordar do nobre blogueiro, acho até que em alguns casos a justiça é bem rápida, veja no caso do Ex-secretario de Ação Social, Senhor Chaga Jorge, a multa aplicada a ele pelo TCM em 2009, já foi cobrada e a justiça mandou penhorar seu único bem, um imovel onde o citado cidadão almejava fazer sua residência, já que mora de favores. Enquanto isto, multas aplicadas de 1998 a 2008, continuam esquecidas no fundo da gaveta na Secretaria da Fazenda, pelo poder público municipal, também, estas multas são de laranjas dos que estão ai no poder. Mesmo assim não entendo, acho que deveria ser cobrado de todos, para não ferir os princípios constitucionais que norteiam a administração pública. Como é que podemos chamar este procedimento? Não abram a boca se não tiverem certeza, o poder publico tem bons advogados, vocês podem dar de cara com um processo na justiça por calunia, assim como eu, só que no meu caso o buraco é mais em baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário