domingo, 5 de dezembro de 2010

"SERTÃO CENTRAL - Banda de Lata forma crianças para a música"

Banda de Lata do Assentamento Recreio tem CD e DVD. Já se apresentou em diversas cidades do Ceará e até em Brasília
FOTOS: ALEX PIMENTEL

São poucas as crianças do Assentamento Recreio que torcem pelo Corinthians, mas os torcedores do Iarley são todos

A Banda Criança Feliz, do Município de Quixeramobim, recebeu apoio do jogador do Corinthians Iarley

Quixeramobim - Hoje, uma torcida muito especial vai esquentar seus tambores na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. São meninos e meninas da Banda de Lata Criança Feliz. Eles moram no Assentamento Recreio, a pouco mais de 10km do Centro de Quixeramobim. Se depender da animação dessa turma, o Corinthians será o campeão. Para conquistar o título da temporada, basta o Fluminense empatar e o Timão ganhar sua partida. Disso eles já sabem na ponta da língua. Inclusive, o hino corintiano também já ensaiaram para a apresentação da vitória.

"Há motivo para formação da torcida especial", explica o agricultor e professor do grupo musical, Adriano Saldanha. Além de ser filho de Quixeramobim, o craque do Corinthians, Iarley, praticamente deu o pontapé inicial para a formação da Banda de Lata do assentamento onde residem. Uma blusa do Internacional, autografada por Iarley, quando foi bi-campeão mundial de clubes foi rifada e com o valor apurado, foram compradas as baquetas e os violões, ainda hoje utilizados nas apresentações. Agora, os garotos retribuem o presente torcendo por ele.

Os músicos mirins aguardam ansiosos a chegada do ídolo à sua terra natal. Querem se apresentar para ele. Não importa qual seja o resultado final da competição. Iarley sempre será um campeão. Além do hino do Timão, a Banda tem seu próprio repertório. As músicas foram criadas pela comunidade. Em agosto do ano passado eles produziram o CD "Banda de Lata Criança Feliz". Um DVD documentário com um clip também entrou no projeto artístico. Desde então passaram a se apresentar em diversos lugares. O último deles foi o auditório Nereu Ramos, no anexo da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Expectativa:
"A expectativa agora é de voltarem novamente à capital federal, mas desta vez de avião", brinca Adriano Saldanha. Eles receberam proposta para mais uma apresentação, mas o professor não quis adiantar detalhes para não agitar a turma de músicos. Destacou, porém, que o interesse se deve ao projeto social desenvolvido desde dezembro de 2005. Após a formatura no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), resolveu aplicar seus ensinamentos no assentamento. Um professor estimulou uma dinâmica de aula similar à Banda de Lata. Resolveu fazer algumas adaptações e valorizar a cultura local. O sucesso veio espontaneamente.

Hoje, a cantora da Banda, Camila Saldanha, tem 13 anos. Ela tinha 8 quando começou a aprender os primeiros toques do tambor de lata. Enquanto a Banda se fortalecia e se transformava no projeto Ponto de Cultura Criança Feliz, ela descobria o talento de cantar. Apesar do dom, pretende ser farmacêutica. Enquanto a hora de entrar na faculdade não chega, ela pretende continuar acompanhando a Banda de Lata. Quanto ao Corinthians, é torcedora desde criançinha. Foi herança do pai. Ela é irmã de Adriano.

Camila é uma das raras exceções entre os 20 músicos do Bate Lata e as 53 famílias do Assentamento Recreio, criado em janeiro de 2004. Apesar do carinho pelo ídolo a maioria da torcida é rubro-negra. Torce pelo time carioca, afinal é a maior do País. Mesmo assim, agora é torcer pela tristeza dos torcedores do tricolor das Laranjeiras, principal adversário da disputa pelo título de campeão do Brasileiro de 2010 e pela alegria da "Fiel". Com certeza, com a chegada do ídolo à sua terra natal, vai haver mais festa na cidade e no assentamento.

Ponto de Cultura:
Segundo Adriano Saldanha, o Ponto da Cultura Criança Feliz tem como objetivo, dentre outros, estruturar a Banda de Lata. Composta pelos filhos dos assentados, a Banda interpreta canções de artistas ligados à cultura popular como Luiz Gonzaga. Seus integrantes compõem musicas de cunho educativo, sobre o meio ambiente e temas de interesse da comunidade.

Com isso, o projeto tem contribuído para a preservação dos valores culturais e almeja a consolidação de um centro comunitário para o desenvolvimento de atividades sócio-educativas. Ele destaca a participação dos professores Valdemar Nascimento e Ailton Brasil. Todos devem se unir à torcida do jogador Iarley, na sede do assentamento nesta tarde de domingo para ver a final do campeonato brasileiro de futebol.

LÁ VAI O BESTA: Em Chaval, a Coordenadora da Pastoral da Criança, Sra. Francisca Lopes da Silva Souza, criou uma das primeiras bandas de latas do Estado do Ceará, no inicio começou como uma brincadeira, depois a banda foi se aprimorando e com o tempo se tornou uma das melhores do Estado, com o sucesso e as apresentações, o poder público resolveu adotar a banda, no inicio saiu reportagem desta bandinha nos maiores jornais do ceará, mais como tudo que os atuais gestores colocam a mão se transforma em esterco, hoje não se houve mais nem falar na tal bandinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário