domingo, 5 de dezembro de 2010

"ESTADO PALESTINO - Deputados americanos criticam o Brasil"

Washington. Legisladores americanos criticaram a decisão do Brasil de reconhecer o Estado palestino com as fronteiras de 1967, afirmando que é "extremamente imprudente" e "lamentável".

A decisão brasileira, anunciada na última sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "só vai prejudicar um pouco mais a paz e a segurança no Oriente Médio", afirmou Ileana Ros-Lehtinen, que lidera os republicanos na comissão de Assuntos Externos da Câmara de Representantes. O deputado afirmou que "as nações responsáveis" devem esperar para dar esse passo até o retorno de palestinos às negociações diretas com Israel.

A postura do Brasil também gerou a ira do legislador democrata Eliot Engel, que a classificou de "extremamente imprudente", acrescentando que significava "o último suspiro de uma política externa que se isolou muito sob o governo de Lula".

Os EUA e a maioria dos governos ocidentais são reticentes em reconhecer um Estado palestino, afirmando que isso deve ser alcançado através de uma negociação de paz com Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário