segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

MINHA CHAVALZINHO QUERIDA

MINHA CHAVALZINHO QUERIDA

Localizada na região noroeste do Estado do Ceará, na divisa com o Estado Piauí, a 410 km da Capital do Estado (FORTALEZA), a leste, 54 km da cidade de Camocim e a oeste, 78 km da cidade de Parnaíba no Piauí, com uma população estimada pelo IBGE de 12.800 habitantes aproximadamente. Rodeada de águas pelos rios: Ubatuba e timonha dentro de um anel de manguezais preservados. Vista do alto mais parece uma ilha, Na estrada de acesso à cidade de Barroquinha e Camocim temos atravessar a ponte do lima sobre o Rio Ubatuba e na estrada de acesso a Cajueiro da Praia, Luiz Correia e Parnaíba do Piauí, temos que atravessar a ponte do Retiro sobre o Rio Timonha.

Município localizado na mesorregião Noroeste Cearense, do litoral de Camocim e Acaraú, com uma área geográfica de 286 KM², emancipado em 22 de novembro de 1952, por força da lei 1153\11 e pertencera sucessivamente aos Municípios de Granja e Camocim.

Linda por natureza, nossa cidadezinha tem formações rochosas de exuberante beleza, posso citar aqui entre as mais famosas a Pedra onde fica o Santuários de Nossa Senhora de Lourdes nossa Co-Padroeira, bem no centro da cidade, a pedra da Santa, entre o bairro do Cruzeiro e São Lino, pedra das Carnaúbas, pedra das Canas e pedra do Açude velho onde foi construída a Caixa D’água da CAGECE, etc.

Seu único distrito é Passagem do Vaz, localizado a 22 km ao sul da sede do Município.

Ainda na Zona rural temos as localidades de: Carneiro, Retiro, Boa Vista, Brasília, Porção, Lagoa do Mato, Tucuns, Cafundó, Jatobá, Pau Darco, Malhada da Areia, Salgado dos Soteros, Mocambo dos Quincas, Mocambo dos Costas, Lagoa do Mocambo, Japão, Pernambuquinho, Volta do Boi, Remanso, Nova Olinda, Canto, Carcará, São Lino, Lima, Vereda do Lúcio, Vereda Grande e São Paulo dos Andrés.

A base da economia do município repousa na indústria de extração do sal, caça ao caranguejo e pesca artesanal, a agricultura é de subsistência. Hoje contamos também com a criação de camarão em cativeiro.

Um comentário:

  1. Ótimas informações sobre a nossa querida Chaval/CE. Parabéns pelo volume de informações postadas! Caro amigo, fique a vontade para postar qualquer matéria do meu blog! Para mim será um prazer! Diga ao rapaz do blog de Barroquinha para acessar e se quiser divulgar o meu blog, pode postar uma matéria de divulgação! abraços

    ResponderExcluir