quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Dilma reduz agenda no Nordeste mas mantém Ceará"

Candidata vai priorizar regiões Sul e Sudeste, onde vantagem sobre Serra é menor. No Nordeste, só visitará mais dois estados. Ceará é um deles.

Definida a estratégia de priorizar as regiões Sudeste e Sul, onde a vantagem sobre o adversário José Serra (PSDB) é menor, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, deve visitar apenas mais dois Estados do Nordeste e um do Norte até o dia da eleição. Pesquisa Ibope divulgada no último sábado mostrou que a petista tem mais que o triplo de intenção de votos que seu principal adversário, José Serra (PSDB), no Nordeste (66% a 20%).

No início de setembro, ela visita o Ceará, terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste (5,8 milhões de eleitores). Na semana passada, Dilma participou de comícios na Bahia - maior eleitorado da Região, com 9,5 milhões pessoas - e em Pernambuco, segundo maior colégio eleitoral (6 milhões).

No Ceará, Dilma vai pedir votos para o governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, e vai dividir o palanque com o irmão dele, deputado Ciro Gomes, afastado da disputa presidencial para que o PSB apoiasse a candidatura da petista. Mas, principalmente, pedirá votos para o Senado para a dupla José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) - que, ao contrário de Cid, estão bem atrás de Tasso Jereissati (PSDB) nas pesquisas.

Outros estados
Dilma ainda vai a Sergipe, Estado com pouco mais de um milhão de eleitores, mas que é o berço político do presidente do PT, José Eduardo Dutra. O dirigente petista quer prestigiar o petista Marcelo Déda, que tenta se reeleger ao governo ainda no primeiro turno.

Na região Norte, Dilma e Lula vão ao Pará, reforçar a campanha da governadora petista Ana Júlia, que enfrenta uma dura disputa pela reeleição com o ex-governador tucano Simão Jatene. Eles não farão uma escala no vizinho Amazonas, embora fosse desejo de Lula pedir votos aos candidatos ao Senado: o ex-governador Eduardo Braga (PMDB) e a deputada Vanessa Graziotin (PCdoB), contra o senador Arthur Virgílio (PSDB). Entretanto, Lula e Dilma abortaram a visita ao Amazonas para não acirrar os ânimos entre os dois candidatos de partidos aliados que concorrem ao governo: Omar Aziz, que tem o apoio do PMDB de Braga, e o candidato do PR, o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento. No Ceará, também há dois candidatos de partidos aliados na disputa: Cid e Lúcio Alcântara (PR).

Nesta semana, a ofensiva petista mira a Região Sul. Lula e Dilma vão ao Paraná e ao Rio Grande do Sul. Mas, com ampla vantagem nas pesquisas, a candidata do PT deve tirar o sábado e domingo para ficar com a filha Paula. Ela deve dar à luz ao primeiro neto de Dilma nos próximos dias. (da Agência Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário