A partir desta semana, os chamados "limpa fossas" poderão encaminhar os resíduos coletados para três estações da Cagece que ficam nos bairros Marechal Rondon, Conjunto Ceará e Barra do Ceará
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apresentou aos empresários do setor de esgotamento de fossas uma alternativa para o tratamento do dejeto coletado pelos caminhões. A partir desta semana, os chamados "limpa fossas" poderão encaminhar os resíduos coletados para três estações da Cagece que ficam nos bairros Marechal Rondon, Conjunto Ceará e Barra do Ceará. O serviço é oferecido às empresas que têm a responsabilidade de coletar e dispor de forma segura o esgoto coletado, mas que não possuem estação de tratamento destes resíduos.
Até o início de setembro, a Cagece disponibilizava a estação elevatória do conjunto José Walter para receber o material, mas a Justiça concedeu uma liminar a um morador impedindo os caminhões de despejarem o esgoto na estação. Sem destino adequado para os dejetos, os empresários alertaram a Cagece que havia o risco das empresas decretarem falência ou mesmo despejarem o material sem tratamento no meio ambiente, provocando poluição de rios, lagoas e praias de Fortaleza.
Para ter acesso às estações, as empresas que fazem o despejo dos dejetos terão de se regularizar junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). Somente as empresas que apresentarem equipamentos adequados à operação receberão a permissão do órgão para utilizar o serviço oferecido pela Companhia.
Redação O POVO Online, com informações da Cagece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário