Joaquim da Rocha, nasceu no dia 16 de junho de 1954, na vizinha cidade de Barroquinha, na época distrito de Camocim, filho de Manoel André da Rocha Sobrinho e Maria dos Navegantes Rocha (Dona Maria Costureira). Mudou-se para Chaval ainda muito criança. Foi alfabetizado pela Professora Benedita Caripina, sendo matriculado a partir do 1º ano, no Grupo Escolar Monsenhor José Carneiro da Cunha hoje Escola de Ensino Fundamental e Médio. No 1º ano, professora Madrinha do Filinto, 2º ano, Professora Assunção Pacheco, 3º e 4º anos, Professora Ivanilce, 5º ano, Professora Cleonice. Terminado o 5º ano, na época conhecido como admissão ao Ginásio, só restava conseguir uma vaga no ginásio Santo Antonio, mais para isto, o aluno tinha que enfrentar um verdadeiro vestibular, por conta do reduzido número de vagas ofertadas. Na época, Padre Odilon Marinho de Pinho, um verdadeiro gênio, criou o exame de admissão ao Ginásio. Mesmo estudando a luz de candeeiro e sem as condições matérias dos filhos de pais mais abastados, prestou o exame e para surpresa de muita gente foi o segundo colocado num universo de 82 inscritos, ficando meio ponto atrás do primeiro colocado.
Matriculado no Ginásio Santo Antonio, sempre se destacou por tirar boas notas, em especial nas matérias que mais lhe interessavam, como: Matemática do Professor Grijalva; Inglês do Professor Humberto (Voluntários); artes e desenho da Saudosa Professora Fanchaga; OSPB, Educação Moral e Cívica e Religião do Professor Padre Odilon, Português da Professora Miriam e Historia e Geografia da Professora Socorro Aragão, etc. Cursou o ensino médio no Estadual Lima Rabello de Parnaíba, 1º ano Cientifico, Padre Champanhat da Otavio Bom Fim em Fortaleza, 2º e 3º anos de Contabilidade e Joaquim Nogueira em Fortaleza 2º e 3º anos de Administração.
VIDA PROFISSIONAL: Primeiro emprego: Contínuo na Farmácia Pasteur de Fortaleza, 03 meses; Segundo: Auxiliar de almoxarifado, Brasil Oiticica de Fortaleza, 01 ano e dois meses; Terceiro: Ajudante de produção na Vegetex em Parnaíba, 11 meses; quarto: Representante da Previdência Social, Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS, 14 anos; Quinto e último: Escriturário, Prefeitura Municipal de Chaval, 24 anos e sete meses. Isto sem contar os anos que trabalhou na informalidade como ajudante de Carpinteiro Naval, sobre as ordens dos mestres: José de melo e Raimundo Angelim, desde os 14 anos de idade. Somando tudo, são quase quarenta e cinco anos de vida economicamente ativa em cinqüenta e seis vividos. Hoje, aproveita sua experiência e tempo livre, prestando assessoria a pessoas carentes, em especial assessoria Previdenciária e fazendo Poesias, sua diversão pessoal.
Chaval(CE), 15 de junho de 2010.
JOAQUIM DA ROCHA – POETA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário