QUANDO diz que vai criar um ministério para cuidar dos deficientes físicos, José Serra não está falando apenas de deficientes físicos: está dizendo para as pessoas que tem compaixão e não é o homem frio que muitos imaginam.
QUANDO diz que lutará pelo fim das reeleições, ele não está falando apenas de eleições: está demonstrando desapego a cargos, senso público, e transmite desprendimento pessoal como aspecto positivo de sua personalidade.
QUANDO diz que vai criar o ministério da Segurança, Serra não está só prometendo combate ao crime: está dizendo que é uma pessoa de atitudes firmes, que tudo fará, como um “pai da pátria”, para proteger as famílias.
O NOME disso é marketing político: as promessas eleitorais são colocadas de modo que agregam valor subjetivo à personalidade do candidato, conferindo a ele um perfil comparativamente melhor aos olhos do eleitor.
E VOCÊ, POR acaso lembra o que tem dito Dilma Rousseff, além de prometer “mais do mesmo”? Não lembra. Como “o Lula já ensinou o caminho”, só resta seguir em frente. Sim, mas para onde? Para o eleitor, só o futuro importa.
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