segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

OS ÚLTIMOS DIAS ANTES DO DEFESO

Já na expectativa do período do defeso, previsto para começar já este mês, vendedores de caranguejo aproveitam as últimas semanas para realizar a captura e armazenamento do crustáceo. Nas margens do Rio Ceará, na comunidade dos índios Tapebas, em Caucaia, o caranguejo é a principal fonte de sustento dos moradores. No ano passado, o primeiro ciclo do defeso ocorreu entre os dias 12 e 17 de janeiro. Este ano, a Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda aguarda a portaria que será dada pelos Ministérios da Pesca e do Meio Ambiente determinando o período."Ainda não há data definida, mas deve ocorrer em duas etapas e tem que coincidir com lua cheia e maré forte. Todas as barracas de praia deverão declarar o estoque, como no defeso da lagosta", afirmou o coordenador de fiscalização do órgão, Rolfran Ribeiro.
Fonte: camocim online, Postado por Tadeu Nogueira às 08:02h

Lá vai o besta: Aqui no nosso Chaval, é muito dificil controlar e fiscalizar a pesca do carangueijo durante o perido de preservação. Hoje temos mecanismos como o seguro desemprego, mais a ganancia é tão grande, que os maiorais obrigam os pescadores a descumprirem a legislação em pleno periodo de defesa, Isto acontece porque todos sabem que não existem fuscalização para uma área de abrangencia do tamanho da nossa.

Não tem como fiscalizar, a area é muito grande, é o que dizem os fiscais do IBAMA na região.

Pois muito bem, acho que tem que enquadrar a Colonia de Pescadores que através do Ministerio do Trabalho e Emprego, paga o seguro e não ajuda na fiscalização.

Este blog durante os meses de janeiro e fevereiro vai fiscalizare e fazer denuncias para o IBAMA. quem estiver errado que se danem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário