sábado, 31 de julho de 2010
Noticia Internacional no Blog do Poeta - COLÔMBIA E VENEZUELA - Lula articula solução com presidente eleito
ANDRES STAPFF/REUTERS
O brasileiro conversou por telefone com Juan Manuel Santos; País quer adiar mediação até a posse do novo presidente
Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, ontem, por telefone, com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, para tratar do desentendimento entre a Colômbia e a Venezuela.
O balanço da conversa foi positivo, afirmou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach. "O presidente Lula considera que foi uma conversa bastante positiva e que ajudou nessa preparação para uma distensão do cenário", informou.
O Brasil aposta em adiar a mediação da crise até a posse de Santos que, apesar de ser aliado do atual presidente, Álvaro Uribe, promete reconciliação com Caracas.
Segundo Baumbach, Lula "ficou satisfeito" com o diálogo. "A conversa pode ajudar bastante na redução das tensões", acrescentou o funcionário.
Ainda de acordo com o porta-voz da Presidência, Lula pretendia conversar com Santos há alguns dias, mas não havia conseguido fazê-lo por problemas de agenda, e "finalmente houve essa possibilidade".
Quanto à crítica de Uribe, que questionou a Lula por ter se referido à atual crise entre Colômbia e Venezuela como "um caso de assuntos pessoais", o porta-voz disse que o chefe de Estado do Brasil considera o caso "superado". "Lula considera que esse episódio já está superado. Não comentou nem comentará essas declarações", afirmou Baumbach.
A crise começou há uma semana com a decisão da Venezuela de romper relações depois de que a Colômbia a denunciou na Organização dos Estados Americanos (OEA) pela suposta presença de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) no país.
Unasul
Após o fracasso da reunião de chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que terminou sem atingir um consenso sobre a crise entre Caracas e Bogotá, os chefes de Estado do bloco devem se encontrar para mediar as relações entre os dois países.
A reunião extraordinária terminou na última quinta-feira após cinco horas de discussões a portas fechadas. No entanto, o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, considerou o encontro um passo "importantíssimo" e destacou a relevância de se ter conseguido juntar os 12 chanceleres da Unasul numa mesa de negociações somente uma semana após a eclosão da crise entre Caracas e Bogotá.
O chanceler disse ainda que a comunidade internacional não poderia esperar, "de maneira alguma, que as relações voltassem ao seu estado anterior após a reunião.
FONTE: DN.
"Nacional no Blog do Poeta - ACUSADO DE ABUSO - Advogado diz que Latino está abalado"
São Paulo - O advogado do cantor Latino, suspeito de ter abusado sexualmente de uma menina de 13 anos em seu camarim, disse que o artista ficou “muito abalado e recluso em casa” com a acusação de abuso. “Mas eu recomendei que na medida do possível ele retome a vida dele, porque não deve nada a ninguém, tem convicção da sua inocência”, afirmou o advogado Bruno Gomes.
O defensor disse ainda que o cantor forneceu o endereço de sua residência à Justiça na noite de quinta-feira, para que pudesse receber a intimação oficial do caso. “Ele tem interesse que isso termine o mais rápido possível”, disse Gomes.
O caso corre em segredo de Justiça e o advogado não quis comentar detalhes do processo, nem a estratégia de defesa. Segundo o TJ (Tribunal de Justiça) do Rio de Janeiro, o crime ocorreu em 2007 na cidade mineira de Liberdade.
Em nota oficial, o cantor já havia afirmado que “como pai de três meninas e companheiro de uma jovem mulher, repudia qualquer tipo de violência, inclusive sexual”. A assessoria do cantor também informou que Latino recebe, em todos os seus shows, fãs escolhidos por ordem de chegada e que entram em seu camarim em pequenos grupos, “sendo impossível o acontecimento” do abuso.
"Nacional no Blog do Poeta - CONCLUSÃO DO DELEGADO - Bruno teria esperado a Copa para matar Eliza"
Edson Moreira, mostrando a foto do executor do crime, apresentou provas de que Eliza realmente está morta.
FOTO: AG. O GLOBO
Polícia afirma que o crime foi premeditado por Bruno, aproveitando a folga do Flamengo durante a Copa.
Belo Horizonte - O delegado Edson Moreira afirmou ontem que a morte de Eliza Samudio foi premeditada pelo goleiro Bruno de Souza. Segundo Moreira, ele usou o intervalo do Campeonato Brasileiro para a Copa da África do Sul para colocar em prática o plano de matar a jovem.
Eliza Samudio desapareceu no início de junho. Ela teve um relacionamento com Bruno e tentava provar, na Justiça, que ele é pai de seu filho. Para a Polícia, ela é considerada morta. O inquérito do caso foi encerrado na quinta-feira (29) e entregue à Justiça ontem.
O delegado afirma que a execução do plano de matar Eliza teve início em 4 de junho, dia anterior ao último jogo do Flamengo na competição nacional. "Já estava tudo previamente planejado a partir de maio. Sabiam que teria o intervalo da Copa, começa a execução do crime", diz Moreira.
Segundo o delegado, em 10 de junho, por volta de 19h, o amigo de Bruno, Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão), o menor e Sérgio Rosa Sales (primo de Bruno) levaram Eliza, a criança e uma mala até a região da Pampulha, em Belo Horizonte, onde encontram o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola.
A jovem teria sido levada até a casa de Bola, em Vespasiano (MG), onde foi executada por asfixia. Bola pediu para as pessoas saírem do recinto e, depois, voltou com um saco onde estaria o corpo de Eliza, foi ao canil e, segundo o menor, atirou uma das mãos aos cachorros.
"A criança é a prova material de que Eliza estava morta, porque ela jamais iria deixar a garantia de um futuro estável", diz Moreira. A polícia chegou a considerar que a jovem foi morta em 9 de junho. Mas, em depoimento, a mulher de Bruno, Dayanne de Souza, disse que viu Eliza viva em 10 de junho. A partir disso, a polícia mudou a data da suposta morte.
Os registros do GPS do carro de Bruno, que mostram o trajeto percorrido com Eliza já em Minas Gerais, fariam parte das provas da materialidade indireta do crime. Amostras de sangue do menor e de Eliza no interior do veículo, que mostram que houve luta entre os dois, também são consideradas provas. O delegado também cita como pontos importantes o depoimento e a descrição feita pelo menor sobre a morte de Eliza por asfixia.
"Claro que tendo uma pessoa experiente, que conhece e sabe como matar e sumir com um corpo, vai ser difícil achar esse corpo. Por isso optamos pela materialidade indireta. O menor mudou a versão várias vezes, mas é o único que estava do início ao fim do caso. A polícia calçou cientificamente o depoimento do menor. Não tem jeito de quebrar . É científico e coerente", afirma Moreira.
Buscas continuam
As buscas pelo corpo de Eliza Samudio continuam, apesar do encerramento das investigações. Mesmo sem a Polícia ter encontrado vestígios do corpo de Eliza, nove pessoas foram indiciadas por suspeita de envolvimento na morte da jovem. Todos negam participação no crime. De acordo com relatório divulgado pela polícia, há três provas de que a jovem foi morta. A primeira, o sangue dela encontrado em um dos carros de goleiro. A segunda é o resgate do filho de Eliza (que foi encontrado na casa de uma mulher desconhecida, em Ribeirão das Neves, em Minas Gerais). A terceira é a contratação do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos.
TAMBÉM INDICIADA
Polícia mineira pede prisão de amante
Belo Horizonte - A Polícia Civil de Minas Gerais pediu ontem à Justiça a prisão preventiva de Fernanda Gomes de Castro, amante do ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes, por suspeita de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio. Ela é a única dos nove indiciados que está em liberdade.
O advogado de Bruno vai cuidar também da defesa de Fernanda Gomes de Castro. Ércio Quaresma afirmou que prepara um pedido de habeas corpus para a loura, que afirmou ter cuidado do bebê de Eliza na época do desaparecimento.
Questionado se Fernanda Gomes pretendia se apresentar à polícia, o advogado reafirmou apenas que vai dar entrada com o pedido de habeas corpus na Justiça. Ele também não deu informações sobre o paradeiro da amante de Bruno. Ércio Quaresma está no Rio de Janeiro para negociar os salários do goleiro com o Flamengo, mas não quis falar sobre o assunto.
Na semana passada, Fernanda foi até o Departamento de Investigações, em Belo Horizonte, e conversou com os delegados que investigavam o caso. À Polícia, ela admitiu que viajou com Bruno do Rio de Janeiro até Minas Gerais, na época em que Eliza Samudio desapareceu, mas afirmou que não teve contato com a jovem. A primeira parada do casal foi em um motel, em Contagem (MG). Ela disse ainda que Macarrão estava no mesmo estabelecimento.
Segundo o delegado Edson Moreira afirmou, foi pedida ainda a prisão preventiva dos outros oito suspeitos de envolvimento no sumiço e na suposta morte de Eliza Samudio. No início de julho, a Justiça de Minas Gerais decretou a prisão temporária de oito suspeitos. Com o novo pedido, a Polícia mineira pretende estender a permanência deles na cadeia.
Fernanda Gomes de Castro foi indiciada pelos crimes de homicídio, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores.
FONTE: DN.
"POLÍTICA NO BLOG DO POETA - VAGAS PARA MULHERES - Novidades da eleição geram debates no TRE"
Diário do NordesteSábado 31/7/2010
Plenário do tre em momento de votação dos processos de registro dos pretendentes s aos cargos públicos em disputa nas eleições de outubro próximo
ALANA ANDRADE.
A aplicação da Lei Ficha Limpa e as vagas das mulheres têm movimentado o plenário da Corte Eleitoral.
Os processos de registro de candidaturas, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, têm gerado debates interessantes entre os próprios juízes do pleno, advogados e o procurador regional eleitoral, Alessander Sales. A garantia da inclusão de um percentual mínimo de mulheres nas chapas é um dos temas questionados.
Por se tratar de algo novo para as eleições deste ano, a Lei Complementar 135, (Lei Ficha Limpa), suscitou questionamentos variados, como a constitucionalidade da Lei como um todo, atendimento ao princípio da anualidade das leis eleitorais e a retroatividade com a ampliação do prazo de inelegibilidade de cinco para oito anos de quem tem contra si decisão judicial de um colegiado, ainda que o referido processo não tenha transitado em julgado.
Questões dessa natureza já foram enfrentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas isso não foi o suficiente para evitar os debates, com diferentes alternativas para cada caso. Mas, independente das novidades introduzidas para as eleições deste ano algumas questões antigas voltaram a suscitar debates como ocorreu na sessão da última quinta-feira em relação à reserva de vagas para cada um dos sexos.
A Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.504/97) e, seu artigo 10, diz que "do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo". Este dispositivo foi alterado pela Lei 12.034/2009, popularmente conhecida como minirreforma eleitoral.
Nas eleições de 2006 esse mesmo dispositivo determinava que "cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de trinta por cento e o máximo de setenta por cento para candidaturas de cada sexo". A alteração não modifica os percentuais, mas apenas as expressões "deverá reservar" por "preencherá".
Exigência
Fundamentado na nova redação o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, defendeu a exigência do preenchimento de 30 por cento das vagas por candidaturas do sexo feminino. A questão foi levantada, inicialmente, no julgamento do processo relativo à Declaração de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) do PSDB. No caso específico do PSDB o partido foi notificado e preencheu as vagas remanescentes, cumprindo a exigência.
Mas, no julgamento do DRAP da Coligação Novo Tempo (PRP/PSDC) o número de candidaturas femininas não foi preenchido, como desejava o procurador. O relator do processo, desembargador Ademar Mendes Bezerra, esclareceu que o partido foi notificado e, como resposta, apresentou mais duas vagas e informou que tentou sensibilizar as filiadas, mas não conseguiu convencer, deixando, portando, de atingir o percentual de 30% fixado em Lei.
Impor
Para o relator o fato de o partido ter reservado as vagas é o suficiente, tendo em vista que do ponto de vista prático fica difícil para o partido impor candidaturas do sexo feminino. O voto do desembargador Ademar Mendes Bezerra foi acompanhado pelos demais juízes do pleno. Mas, pelo argumento do procurador, vários partidos deixariam de participar das eleições porque quando o registro do DRAP é negado, automaticamente são indeferidos todos os pedidos individuais de registro de candidaturas do partido ou da coligação, conforme o caso.
Para se ter uma ideia do percentual de candidaturas femininas, para deputado estadual no estado do Ceará, o PCB não apresentou nenhuma candidatura feminina na sua chapa proporcional, embora tenha quatro postulantes do sexo masculino; o percentual do PV atinge 18,75%; o PTC chegou a 23,91%; a coligação PP/PTB/PSL/PHS atingiu 23,61% e, a exemplo do PCB, o PSTU não apresentou nenhuma candidatura do sexo feminino, segundo informações obtidas ontem na página do TSE na Internet que indicava a atualização dos dados no dia 30 de julho de 2010.
FONTE: DN.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
quinta-feira, 29 de julho de 2010
"POESIA NO BLOGS DO POETA - Meu Primeiro Amor...”
*
Meu primeiro amor
Tinha o nome de Santa
Era linda como a Flor
Que a todos nós encanta.
**
Meu primeiro amor
Era uma linda rapariga
Tinha nome de flor
E se chamava margarida.
***
Meu primeiro amor
Uma donzela recatada
Foi criada com pudor
Vivia sempre vigiada.
****
Meu primeiro amor
Deu-me experiência
Ainda pago este favor
Com carinho e decência.
*****
Meu primeiro amor
Tirou-me da inocência
E no fogo de seu calor
Perdi minha consciência.
******
Meu primeiro amor
Era fonte de alegria
Curava-me toda dor
Com sua sabedoria.
*******
Meu primeiro amor
Tinha ares de paixão
Amávamos com ardor
Ser feliz era condição.
********
Meu primeiro amor
Tinha gosto adocicado
Quando provei seu sabor
Tornei-me um viciado.
*********
Meu primeiro amor
Também era proibido
Era grande o pavor
Pois namorarmos escondido.
**********
Meu primeiro amor
Tinha sido abençoado
Pelo Nosso Criador
Protetor dos namorados.
***********
Meu primeiro amor
Nunca apagou a chama
Amávamos com clamor
E aparência mudança.
************
Meu primeiro amor
Mostrou-me o caminho
Hoje sou um Senhor
Conhecedor do destino.
Poeta: Joaquim da Rocha.
"PIADA NO BLOG DO POETA - DE PORTUGUÊS"
O Manuel estava fazendo a maior forca, tentando de todo jeito e não conseguindo mover o diabo do piano de cauda que ficara entalado no meio da porta. O Joaquim ia passando e, vendo a dificuldade do patrício, resolveu dar uma mãozinha. Umas três horas depois, os dois portugas jah estavam exaustos de tanto esforço e o piano nada de desentalar. Diz o Manuel para o Joaquim:
- é, patrício, parece que nos não vamos conseguir tiraire esse raio de piano.
- Ai, era pra tiraire? Eu ca estava a pensaire que era para mete-lo pra dentro!
quarta-feira, 28 de julho de 2010
"Luizianne critica despreparo policial"
''A gente não sabe se corre da Polícia ou do ladrão'', soltou a prefeita, em evento de campanha contra o desarmamento.
Angélica Feitosa - 28/07/2010 00:30
A prefeita de Fortaleza Luizianne Luins compareceu ao encerramento da IV Campanha de Desarmamento Infantil e fez duras críticas à segurança de Fortaleza. “A sociedade fortalezense está chocada com o assassinato de um rapaz de 14 anos pelo despreparo de um policial militar. Espero, eu, que seja despreparo, porque se for truculência ou se ele achar que, por ter uma arma, tem o poder de decidir quem vive e quem morre, causa muita indignação”, desabafou a prefeita.
A afirmação de Luizianne foi em referência ao assassinato de Bruce Cristian de Sousa Oliveira, 14, morto por um policial do programa Ronda do Quarteirão, no último domingo, 25. “São crimes sem nenhuma explicação. Choca saber de jovem que foi brutalmente assassinado”, lamenta e acrescenta: “A sociedade precisa saber que é possível resolver os conflitos de outra forma”, destaca. A prefeita afirmou que precisa haver um cuidado maior com o treinamento dos policiais. “Isso é questão de despreparo. A gente não sabe se corre da Polícia ou do ladrão”. Ao ser questionada se as palavras eram em crítica o Governo Cid Gomes (PSB), ela amenizou e observou que problemas do gênero ocorrem com qualquer Polícia em todo o País.
Arma nem de brinquedo!
Juliana Rocha, 10, não conseguiu concluir a fala. As palavras da garotinha ficaram interrompidas pela emoção. A menina é aluna do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Santa Isabel, colégio municipal que venceu a Campanha do Desarmamento Infantil. A própria estudante pediu para agradecer no encerramento da ação, que aconteceu no fim da manhã de ontem, 27, no Paço Municipal, Centro.
“Queria dar os parabéns para as crianças que trocaram as armas de brinquedo pela revista. Só quem pode ter arma é policial. Tem muita gente morrendo por causa de arma”, disse Juliana, comovida. As pessoas a aplaudiram e a menininha saiu sorrindo.
A campanha, idealizada pela Guarda Municipal,começou em outubro do ano passado e conseguiu, até 2010, fazer a troca de 3.245 armas de brinquedo por uma revista, em 201 postos de coleta, entre escolas municipais e bancas de revista. Em quatro anos, o total de revólveres, pistolas e espadas de plástico chegou a 30 mil. “Arma nem de brinquedo!”, exclamou a prefeita.
Luizianne acredita que a menor apuração em 2010 seja um reflexo da campanha. “A gente confia que as crianças não tenham mais tantas armas, que as vendas tenham diminuido”, aponta.
Analfatebo Político |
LÁ VAI O BESTA: Onde foi que amarramos nosso burro? Uma autoridade a segunda maior do Estado do Ceará, soltar uma frase destas, meu amigo, nós mortais temos mesmo que ficar com medo dos policiais que pagamos para nos defender, é um evidente sinal de que a coisa está preta e não quero com isto manchar a imagem da corporação, mais tenho certeza que temos que fazer alguma coisa, a começar pela prefeita que em vez de ficar soltando destas devia mesmo era se reunir com o governo do Estado para encontrar soluções viáveis. Mais sabem de quem é a culpa? deste ai que está na foto acima.
"Lúcio compara Cid a avestruz e ataca o Ronda"
O candidato do PR acusou Cid de ter criado uma "terceira polícia", mas disse ainda não saber o que mudará no Ronda do Quarteirão, caso seja eleito
Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br
28/07/2010 00:30
Ao comparar o gover-nador Cid Gomes (PSB) com um “avestruz” – animal que, segundo o imaginário popular, esconde a cabeça no buraco em situações de perigo –, o candidato do PR ao Executivo, Lúcio Alcântara, criticou ontem a demora de Cid em se manifestar sobre a morte do o adolescente Bruce Cristian de Souza, morto no último domingo, em Fortaleza, por um policial do Ronda do Quarteirão.
Ao ser indagado pelo O POVO, Lúcio disse que “isso demandava uma demonstração de condolências. Cid fez de conta que não foi com ele”. A declaração foi dada no fim da tarde de ontem, após caminhada no Conjunto Ceará. Até aquele momento, Cid ainda não havia falado em público sobre a morte do garoto. A primei8ra manifestação do governador ocorreu na noite de ontem.
Ponto central da fatalidade, o Ronda do Quarteirão também voltou a virar alvo dos ataques de Lúcio. Embora tenha garantido que, se eleito, irá manter e “aperfeiçoar” o programa, ele acusou o governador de ter criado uma “terceira polícia” no Estado. “Foi uma ideia desastrosa! Esse foi um erro fatal! Há uma desigualdade de tratamento entre os policiais militares. Ele (Cid) podia até ter falado de renovação, mas nunca desprezando a experiência, o conhecimento da Instituição, que é mais que centenária”, opinou.
Questionado sobre o que mudaria no Ronda, entretanto, Lúcio demonstrou não saber ao certo. “Não tenho soluções mágicas. Tenho um grupo, estamos discutindo, ouvindo opiniões. Um dos problemas foi esse: criar uma terceira polícia. Isso tem de estar vinculado às companhias”, analisou.
Raio fortalecido
Como proposta para reduzir os índices de violência no Ceará, Lúcio citou a ampliação do “Raio”, grupo da Polícia Militar criado em 2004, durante sua gestão no Governo, cujo símbolo é um policial, uma moto e o símbolo da caveira. Segundo o ex-governador, além de ser uma iniciativa barata, o Raio deu bons resultados e tornou-se “querido” pela população. “O atual governador privilegiou o marketing e a fachada, não a parte substantiva da Polícia”.
FONTE: O POV0ONLINE.
"Ficha Limpa barra duas candidaturas no Ceará."
A lei da Ficha Limpa fez ontem suas duas primeiras vítimas no Ceará. E ambas de candidatos a deputado estadual pelo PSB, partido que hoje comanda o Governo do Estado.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) negou o registro da candidatura do deputado estadual Sineval Roque (PSB) a mais um mandato na Assembleia Legislativa. Também foi negado o pedido de registro da candidatura de Francisco das Chagas Rodrigues Alves, o Nenem Itapipoca (PSB), também candidato a deputado estadual.
A candidatura de Sineval havia sido impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), em função da desaprovação de contas do candidato pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), relativas à época em que foi prefeito de Antonina do Norte (a 481 km de Fortaleza). Ele foi condenado pelo TCM pela contratação de servidores sem concurso público.
Já Nenem Itapipoca teve a candidatura indeferida em função de condenação, pelo mesmo TRE-CE, por compra de voto na eleição de 2008, quando concorreu a vereador pelo município que usa no nome. Na época, usava como nome político “Nenem da Sefaz”.
A lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de quem tenha sido condenado por um colegiado de juízes. Ainda na noite de ontem, foram deferidas as candidaturas das deputadas estaduais Rachel Marques (PT) e Ana Paula Cruz (PMDB), que haviam sido impugnadas pelo MPE.
Em todo o Brasil, outras quatro candidaturas, até ontem, haviam sido indeferidas com base na lei da Ficha Limpa. Uma em Santa Catarina, de deputado federal candidato à reeleição, duas em Minas Gerais, de candidatos a deputados estaduais, e uma no Espírito Santo, também a deputado estadual
FONTE: POVOONLINE.
"Decretada prisão do soldado"
Crime teve repercussão nacional e continua comovendo as pessoas pelo País inteiro. A morte de Bruce trouxe à tona uma discussão sobre a confiança que a comunidade tem na PM
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
O soldado Silveira já está no Presídio Militar. Ele foi transferido para o 5º BPM em um veículo descaracterizado
O soldado Yuri Silveira Alves Batista, acusado de ser o autor do disparo de pistola que tirou a vida do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, 14, na tarde do último domingo (25), teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça Militar Estadual ontem.
Ainda ontem à tarde, em carro descaracterizado e de forma discreta para evitar a Imprensa, aconteceu a transferência do policial militar do Quartel do Batalhão de Polícia Comunitária - onde se encontrava preso disciplinarmente - para o Quartel do 5º Batalhão da PM, no Centro, onde funciona o Presídio Militar. Segundo a assessoria da PM, o soldado Silveira foi colocado numa cela comum, junto com outros presos militares.
A prisão de Yuri Silveira foi decretada pela juíza Antônia Dilce Rodrigues Feijó atendendo a uma representação do Ministério Público Estadual, na pessoa do promotor de Justiça Joathan de Castro Machado. A prisão foi solicitada sob o pressuposto da indignação social e do clamor público, conforme explicou o coronel Werisleik Ponte Matias, comandante do Ronda do Quarteirão. "Tudo está sendo feito dentro da legalidade. O policial ficará preso por tempo indeterminado, enquanto a Justiça entender que é necessário", destacou o oficial.
O promotor Joathan de Castro Machado explicou, em boletim divulgado pelo Tribunal de Justiça, ontem à noite, que "a prisão preventiva visa garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal". Segundo Werisleik Matias, o processo administrativo disciplinar instaurado pelo tenente-coronel Jarbas Aguiar Freire para apurar o caso continua. "Ele tem 45 dias para concluir o procedimento, que determinará o futuro do policial na Corporação", disse.
Por telefone, o advogado Francisco Cordeiro Angelo, que representa o soldado Yuri, afirmou que só se pronunciaria sobre a prisão preventiva do seu cliente na manhã de hoje.
Testemunhas
Ontem, duas testemunhas do caso foram ouvidas pelo delegado José Munguba Neto. Elas estavam na guarita de um prédio próximo ao local. Hoje outras duas testemunhas serão ouvidas em depoimento no 4º DP.
O delegado também revelou que já enviou à Perícia Forense a arma utilizada pelo soldado e o capacete que a vítima estava usando.
Já está nas mãos da Polícia o DVD com as imagens do circuito interno de TV de um edifício que fica perto do local onde Bruce foi atingido pelo tiro, mas Munguba não revelou o conteúdo do material.
A Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-Ce) estão acompanhando o inquérito policial e o procedimento administrativo que apuram a morte de Bruce.
De acordo com o advogado e presidente da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente, Narciso Coelho, o objetivo é acompanhar de perto o inquérito policial e o procedimento administrativo, para que as investigações "possam seguir da forma mais transparente possível, evitando qualquer viés corporativo", ressaltou. Coelho esteve na tarde de ontem no 4º DP e conversou com o delegado.
MORTE DE ADOLESCENTE
Depois de 48 horas, governador fala
Após 48 horas da morte do garoto Bruce Cristian, de apenas 14 anos, assassinado com um tiro na nuca por um soldado do Ronda do Quarteirão, o governador do Estado Cid Gomes (PSB), falou pela primeira vez publicamente sobre o caso. Cid afirmou que vai acompanhar pessoalmente a investigação e que as providências já foram tomadas e continuarão sendo.
Em uma entrevista concedida na noite de ontem, depois de um evento de campanha, no comitê do partido, no bairro Cocó, Cid se dirigiu a família do garoto morto, à sociedade e aos integrantes da Polícia Militar.
"Como pai, expresso a minha mais absoluta solidariedade, o meu mais absoluto pesar pelo sofrimento que a família está passando", ressaltou. Cid afirmou que assim que soube da morte do adolescente, ao sair de um ato de campanha no Município de Guaiuba, suspendeu outro compromisso, voltou para Fortaleza e se reuniu com seus assessores para determinar que a PM se pronunciasse, no dia seguinte ao caso, e que a Secretaria de Ação Social (SAS) desse todo o apoio à família. "Nada trará de volta o jovem, mas daremos todo o apoio à família", disse.
À sociedade, o governador ressaltou que o "caso choca pela inversão de papeis, quando um inocente é morto por quem deveria dar segurança", mas destacou que o treinamento é uma prioridade, com a criação da Academia de Segurança.
O governador se dirigiu a tropa como "comandante maior" e afirmou que a categoria como um todo não pode ser colocada em uma condição de humilhação. "Também temos casos de bravura", afirmou.
NATHÁLIA LOBO / EMERSON RODRIGUES - DN
SUBEDITORA / REPÓRTER
"HISTÓRIAS DE MINHA BARROQUINHA CONTADAS POR GOUVEIA NETO - Barroquinha por escrito I "
“Naufrágio”
Conta-se que em meados do século 19 naufragou na praia dos Remédios, um barco de onde sobreviveram apenas quatro tripulantes, dos quais nomes não foram registrados.
Conduzindo a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, trazida do barco, a qual Santa foi dada a obra do milagre na salvação no naufrágio, os quatro homens do mar embrenharam-se pelas veredas correndo todos os riscos que uma mata possa oferecer a procura de abrigo.
Comenta-se que depois de uma cansativa caminhada encontraram uma pequena vila de agricultores e caçadores que residiam em casebres de taipas cobertos com palhas de carnaúbas, comuns até hoje nesta região.
A pobre e pequena vila habitada era liderada por um homem chamado de Porfírio Dilaborão. Uma espécie de patriarca de todos os demais moradores e que residia numa casinha, semelhante às demais, situada onde hoje reside o Sr. Báo do Colega.
Todos os moradores viviam em regime de solidariedade entre os outros. Cada um trabalhava em beneficio de todos, enfrentando as secas, a fome e até mesmo as freqüentes ameaças de ataques de animais selvagens.
Pois diziam, que certa vez, alguns animais pertencentes a caixeiros viajantes estavam pernoitando embaixo de uma árvore que localizaria hoje, mais ou menos, em frente à residência do Sr. Chico Dô e Sra. Marivan, quando um dos seus animais foi arrastado por uma onça que o devorou.
Ao chegarem em Paço Imperial, pois foi esse o primeiro nome de nossa cidade, o motivo do mesmo saberemos em seguida; os quatro marinheiros ergueram a primeira capela de Nossa Senhora dos Navegantes em cumprimento à promessa que fizeram por suas vidas salvas, fixando posteriormente aqui suas residências.
terça-feira, 27 de julho de 2010
"ESTUPRO - QUE TAL VOLTARMOS AOS ANTIGAMENTES"
CLIK NA IMAGEM PARA AMPLIAR
LÁ VAI O BESTA: Tá ai, seu fosse eu juiz, adotaria esta sentença nos cassos de estupro e quando se tratasse de um caso pedofilia, a castração seria feita de forma demorada e dolorosa para que o cabra da peste nunca mais se lembrasse de cometer outro crime desta natureza.
Mano renova a seleção, promove estreias e pensa na Olimpíada
Técnico fez sua primeira convocação, mostrou preocupação com o futuro e surpreendeu. Assista a vídeo abaixo
Allan Brito, especial para o iG
•Treinador diz que inicia renovação pensando em Londres-2012
•Mano: de capitão na várzea a técnico da seleção brasileira
•Estilo reclamão de Mano já provocou atritos com colegas
•Batista assina contrato e agenda apresentação no Corinthians
•Twitter do iG Esporte: Principais notícias, fatos inusitados, vídeos e opinião
A renovação da seleção brasileira, tão pedida pela torcida e por Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), começou a se desenhar desde a primeira convocação de Mano Menezes. Ele diminuiu consideravelmente a idade média da equipe, chamou jogadores que nunca tinham sido convocados e surpreendeu com alguns nomes.
O goleiro Renan, do Avaí, o volante Jucilei, do Corinthians, e o meio-campista Éderson, do Lyon, foram algumas das principais novidades na lista de Mano. O primeiro, por exemplo, tem apenas 19 anos, disputou a Copa São Paulo de Juniores de 2009 e só se tornou titular absoluto do time recentemente, quando Antônio Lopes virou seu técnico. Aliás, ele será o primeiro jogador a defender a seleção brasileira enquanto tem contrato com um time de Santa Catarina.
Essas opções de Mano refletem a importância que ele vai dar para a Olimpíada de Londres, que acontecerá daqui a dois anos. Nela, praticamente só participam jogadores que nasceram a partir de 1989. Com isso em mente, o ex-técnico do Corinthians chamou sete atletas que terão condições de jogar em 2012: o próprio Renan, Rafael (Manchester United), Sandro (Inter), Alexandre Pato (Milan), Paulo Henrique Ganso, Neymar e André (todos do Santos). Dessa forma, a idade média da seleção brasileira diminuiu bastante. Na Copa do Mundo, ela era de 28,7. Agora, caiu para 23,1. Os jogadores mais velhos presentes na convocação possuem apenas 27 anos.
Com tanta renovação, era normal que Mano convocasse vários jogadores que nunca vestiram a camisa da seleção brasileira na equipe profissional. Nada menos do que 10 atletas se encaixam nessa situação. Alguns desses já até defenderam o país em mundiais das categorias de base, como Ganso (sub-20), Éderson, Alexandre Pato e Neymar (ambos sub-17). Por outro lado, entre os 14 que já usaram a amarelinha entre os profissionais, só quatro disputaram a Copa do Mundo de 2010: Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (Milan), Ramires (Benfica) e Robinho (Santos).
Outra expectativa sobre a lista de Mano era se os jogadores com quem ele já tinha trabalhado teriam privilégios. Pois a princípio a resposta é não. Apenas André Santos (Fenerbahçe), Jucilei (Corinthians), Lucas (Liverpool) e Carlos Eduardo (Hoffenheim) foram comandados pelo técnico no passado. Sequer os atletas do Corinthians, time no qual o técnico teve seus melhores momentos, tiveram vantagem na convocação. O clube que contou com mais jogadores convocados foi o Santos (4), seguido apenas pelo Atlético-MG (2).
Vários desses jogadores convocados por Mano Menezes podem não voltar futuramente, já que ele foi obrigado a poupar alguns atletas, principalmente os que atuam fora do Brasil. Mas os conceitos de renovação e mudança foram apresentados e devem pautar o trabalho do técnico daqui para frente.
Veja os 24 nomes da lista divulgada por Mano Menezes e a idade de cada um deles:
Goleiros
Jefferson (Botafogo), 27 anos
Renan (Avaí), 19 anos
Victor (Grêmio), 27 anos
Laterais
Rafael (Manchester United), 20 anos
Daniel Alves (Barcelona), 27 anos
André Santos (Fenerbahçe), 27 anos
Marcelo (Real Madrid), 22 anos
Zagueiros
David Luiz (Benfica), 23 anos
Henrique (Racing), 23 anos
Réver (Atlético-MG), 25 anos
Thiago Silva (Milan), 25 anos
Meio-campistas
Sandro (Inter), 21 anos
Jucilei (Corinthians), 22 anos
Lucas (Liverpool), 23 anos
Ramires (Benfica), 23 anos
Hernanes (São Paulo), 25 anos
Carlos Eduardo (Hoffenheim), 23 anos
Éderson (Lyon), 24 anos
Ganso (Santos), 20 anos
Atacantes
Robinho (Santos), 26 anos
Neymar (Santos), 18 anos
Diego Tardelli (Atlético-MG), 25 anos
Alexandre Pato (Milan), 20 anos
André (Santos), 20 anos
segunda-feira, 26 de julho de 2010
"PIADA NO BLOG DO POETA - DE PORTUGUÊS"
O Joaquim pegou uma carona com um sujeito em Goiânia. Apos algumas horas de viagem, o motorista pediu:
- Joaquim, abra o porta-luvas e pegue o mapa rodoviário.
O português, depois de reparar que não havia luvas no porta-luvas pega o mapa.
- Diz para mim quanto falta para chegarmos a Anápolis.
- Deixa ver ... Faltam mais ou menos uns quatro centímetros!
"CURSO APRIMORA CONHECIMENTOS DE TÉCNICOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - PROFISSIONAIS DE BARROQUINHA, CHAVAL E CAMOCIM SERÃO BENEFICIADOS"
A Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), recebe inscrições, até o dia 29 de julho, para o Curso Básico em Vigilância Sanitária. A ação é uma parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária. Voltado para técnicos de vigilância sanitária dos municípios que compõem as Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) de Acaraú, Camocim e Itapipoca, o curso tem como objetivo aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais. Por meio de novos saberes, experiências e práticas em Vigilância Sanitária, promover, também, o desenvolvimento de suas ações.
O curso vai reunir profissionais de 19 municípios cearenses: Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja, Martinópole, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Para inscrição, os profissionais indicados pelas Cres, bem como pelas secretarias municipais de Saúde, deverão enviar ficha de inscrição devidamente preenchida para a Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE, através do fax (85) 3101.1400. O curso, de 40 horas/aula, será realizado no Hotel Municipal de Acaraú, à Rua Expedito Farias, s/n, Centro, no período de 2 a 6 de agosto, das 8 às 17 horas.
Para mais informações, os interessados em participar deverão ligar para o telefone (85) 3101.1400.
[DN]
"COLISÃO ENTRE D-20 E FUSCA DEIXA UM MORTO EM CHAVAL"
Por volta das 16:00h de ontem (25), na estrada Barroquinha-Chaval, no trecho que compreende a localidade de Mucambo, um fusca com cinco ocupantes colidiu frontalmente com uma caminhonete D-20 que vinha no sentido contrário. A colisão causou a morte do motorista do fusca, deixando os demais passageiros com várias escoriações. Segundo informações, os ocupantes dos dois veículos não estavam mais no local quando a polícia chegou para atender a ocorrência, todos já teriam sido levados para hospitais da região. Segundo a informações da Polícia Militar, a vítima fatal, José Mauricio Lopes, faleceu a caminho do hospital. Ele residia na cidade de Granja. Os dois carros encontram-se na Delegacia Regional de Polícia Civil de Camocim. Devido a situação dos feridos, ainda não foi iniciado o procedimento policial para apurar as causas do acidente. Veja mais fotos no Camocimonline.
Postado por Tadeu Nogueira
Fotos: Tadeu Nogueira.
"HISTÓRIAS DE BARROQUINHA CONTADAS POR GOUVEIA NETO"
Aos Domingos, em Barroquinha.
Eu passava a semana inteira, esperando o dia de domingo na nossa Barroquinha.
Morávamos, no quadro da rua, era sempre um sonho dos meus pais, próximos da Igreja, à beira da rodagem que ligava Camocim à Chaval, na terceira casa, contando da esquina da calçada alta, vizinha à da moageira de sal do senhor Chico Benício.
Aos domingos, logo cedo, parava quase na nossa porta, um caminhão que transportava uma ‘ruma’ de gente, bagagens e animais que vinham do distrito vizinho, de Araras.
Mesmo menino, recordo que este caminhão, não sei dizer a quem pertencia, tinha algo peculiar que nunca mais vi em lugar algum. Sua ignição, ou seja, pra ‘botar’ o motor para funcionar, o ajudante do motorista, tinha que ter um, utilizava-se de uma manivela colocada na parte frontal do veículo.
Depois de várias giradas e de muita força dispensada, era que o ‘bicho’ pegava.
Os passageiros que saltavam do velho caminhão, logo se espalhavam pelo lugar, quando não, alguns adentravam logo nas mercearias do senhor Raimundo Dazico e do senhor Letácio. E, a partir dali, tome cachaça!
No Paço Novo ou Rua do Ouvidor, especialmente nas bodegas do mercado, aglomeravam-se inúmeros cavalheiros e amazonas, que tinham as mesmas intenções e desejos dos passageiros do caminhão, porém, vinham de outros lugares arredores: Unha-de-gato, Sertão, Juazeiro, Lagoa do Mato, Mucambo, Pernambuco, Barroquinha dos Fiéis, Ilha, etc., por que não dizer também, Bitupitá.
Interessante, era que os cavalos eram mais enfeitados, de que quem os montava. Tamanha a simplicidade do nosso povo. Preocupavam-se mais com a beleza das celas nos animais, que a de suas próprias roupas. Eu, também, comungava com isso. Embora não possuísse nenhum cavalo.
A grande maioria, quem não bebia, vinha apenas visitar os parentes ou participar de algum evento religioso, se estivesse acontecendo, ou ainda, às compras de mantimentos. Mais o certo é que, nosso distrito ficava cheio de gente de fora.
Por volta do meio dia, em diante, a ‘negrada’, em bom barroquinês, começava ir embora, antes que o ‘sol esquentasse’ ainda mais.
À tarde, quase sempre, a diversão era assistir aos jogos da seleção de Futebol de Barroquinha, que de amistosos não tinham nada, vez por outra, alguém puxava uma faca, arrumando confusão.
O time era bom e, quando não saía, recebia outros times da região em um campo, que ficava no descampado longo, existente em frente ao Colégio Carmelita Véras. Ou, ainda, no campo do Edmário. Era tão longo, o descampado, que chegavam a pousar, pequenos aviões.
Na inauguração do Colégio Carmelita Veras, por exemplo, o governador Adauto Bezerra, pousou na porta. Eu e o meu pai, estávamos lá!
Depois, outro campo de futebol, foi criado em um dos terrenos do senhor Oliveira, no bairro da Caucaia. Aliás, segundo meu pai, senhor Oliveira, foi um bom goleiro em sua juventude.
Não conseguiria lembrar o nome de todos os nossos atletas, nem tentaria, para não cometer injustiças, esquecendo de alguém. Porém, lembro, o meu primo Potó, criado pela minha avó Chicota, que parecia uma mistura de calango com sibiti, era um dos goleiros da época.
Pela noitinha, as ‘radiadoras’ da Igreja ecoavam músicas do Padre Zezinho, um pouco antes da batida no sino, chamando os católicos para o Culto Dominical. Que, por ausência de padre na localidade, eram sempre celebrados pelo meu pai, Vicente, Dirigente do dia do Senhor. Missão, que recebeu do queridíssimo Mons. Inácio Nogueira Magalhães, pároco da região.
Durante o Culto, que tinha início às dezenove horas, e principalmente após o término deste, a juventude de Barroquinha, reunia-se na pracinha, ao lado da Igreja, passeando, gastando sola de sapato, de um lado para o outro, no sentido horário e no sentido contrário. Quando não, sentada nos bancos.
Ali, se iniciava as paqueras, os namoros e os romances dos rapazes e moças, continuados nas tertúlias, que tocavam os sucessos dançantes da época.
As tertúlias, eram tocadas em um pequeno salão, existente por trás de um dos ponto de loja, no inicio da Rua do Ouvidor, com acesso ao lado do último ponto, alugado pela minha ex-professora, senhora Socorro do Mundim, junto ao senhor Pedro Véras.
Depois que fiquei mais crescido, foi inaugurado o Imperial Clube. As tertúlias, então, passaram a ser realizadas neste novo espaço. Mais amplo e com capacidade para maior número de pessoas.
Daí, o meu dia acabava e voltava ao marasmo da semana, aguardando o próximo domingo.
LÁ VAI O BESTO: Nesta época, nos periodos de festas meu avó Senhor Raimundo Marcelino Ferreira, enchia uma rouqueira de polvora sempre as 06 da manhã, para acordar a população que vinha a missa. Este matrefole fazia um barulho invernal, dava para se ouvir até em Chaval.
Assinar:
Postagens (Atom)